Em razão da manutenção programada no sistema DataPrev, responsável pelo processamento de dados previdenciários e assistenciais em todo o país, os atendimentos da Central Administrativa de Benefícios Sociais, vinculada à Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto, serão parcialmente afetados nesta sexta-feira, dia 10 de outubro.
Durante o período da manutenção por parte do governo federal, o acesso aos sistemas internos estará indisponível, impossibilitando a realização de atendimentos e procedimentos administrativos. Não será possível, por exemplo, realizar atualizações, inclusões ou consultas no sistema do Cadastro Único.
A suspensão do serviço por parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) acontece mensalmente, por conta da extração da base mensal de dados pela Dataprev, processo técnico que exige a paralisação temporária do sistema para garantir a integridade e a consistência das informações.
O Cadastro Único é o principal instrumento para identificar famílias de baixa renda e garantir o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Gás.
A atualização trará aprimoramentos na gestão dos dados das famílias, além de representar um avanço fundamental na implementação de políticas públicas em todo o país. É um processo essencial para que os benefícios sejam mantidos e para evitar pagamentos indevidos ou fraudes. Apesar da indisponibilidade no sistema, os atendimentos seguem mantidos para auxiliar a população.
Em caso de dúvidas ou orientações, os munícipes podem ir pessoalmente na Central Administrativa de Benefícios Sociais (Cabs), localizada na rua Visconde do Rio Branco nº 638, no Centro de Ribeirão Preto. As atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira, dia 13, a partir das oito horas

