Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Calçadão vazio no 1º dia de restrições

FOTOS: ALFREDO RISK

Ribeirão Preto entrou em lockdown de cinco dias à zero hora desta quinta-feira, 27 de maio. Com quase tudo fecha­do, o calçadão do Centro His­tórico estava vazio ontem. O tráfego também foi tranquilo nas principais ruas e avenidas da cidade, apesar de o movi­mento ter aumentado à tarde e nos horários de pico.

Sem transporte público, os terminais de ônibus ficaram às moscas. Cerca de 90 mil passageiros dependem do ser­viço no município. O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo de São Paulo, que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes, só vai divulgar a taxa de isolamento social de ontem no sábado (29).

Calçadão de Ribeirão Preto, um dos pontos mais movimentados da cidade em dias normais: quinta-feira teve lojas fechadas e nenhum cliente

Na quarta-feira (26), véspera do lockdown, chegou a 39% em Ribeirão Preto.

Era de 40% na terça-feira (25), mesmo índice de segun­da-feira (24). Subiu para 49% no domingo (23), quando a taxa deveria ser mais eleva­da. Ou seja, mais da metade da população adulta estava nas ruas. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%.

A fase de medidas mais res­tritivas da quarentena imposta pela pandemia de coronaví­rus vai até a meia-noite de se­gunda-feira (31). Supermer­cados, padarias, comércio tradicional de rua, shopping centers, bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks e trailers têm de suspender o atendimento presencial.

O toque de recolher será das 21 horas às cinco da ma­nhã do dia seguinte.

Supermercados também fecharam e estão atendendo por “delivery”: lojas também atendem clientes “drive thru”

O decreto número 108/2021 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de se­gunda-feira (24). Também está suspenso o transporte coletivo urbano e as atividades em sa­lões de beleza, clínicas de esté­tica e barbearias.

O decreto fechou lojas de material para construção (“de­livery” foi liberado por meio de decreto baixado nesta quinta­-feira), óticas, escolas públicas e particulares, academias, centros e eventos esportivos, pet shops, parques, espaços culturais como cinemas, teatros, bibliotecas e museus e clubes recreativos.

O atendimento presencial está suspenso nas repartições púbicas, no Poupatempo e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP). Até se­gunda-feira, apenas os serviços emergenciais poderão funcio­nar. Na quarta-feira, o governa­dor João Doria (PSDB) anun­ciou a prorrogação da fase de transição até 14 de junho.

Hoje, nas cidades não há medidas mais rígidas, os esta­belecimentos comerciais podem atender das seis às 21 horas, des­de que respeitada a ocupação máxima de 40% da capacidade. Mas essas regras não valem para Ribeirão Preto e outras cidades da área de atuação do 13º De­partamento Regional de Saúde (DRS-XIII) que decretaram normas mais severas.

O horário das seis ás 21 horas e a ocupação de 40% também valem para as regiões de Bar­retos (DRS-V) e Franca (DRS­-VIII) – exceto para os muni­cípios que também adotaram medidas mais restritivas. No total, além de Ribgeirão Preto, mais 22 prefeituras das três re­giões decretaram lockdown ou regras mais rígidas esta semana.

A partir de 15 de junho, o horário de funcionamento do comércio e dos serviços será ampliado para até as 22 horas, com ocupação máxima de 60% da capacidade prevista em alva­rá. O toque de recolher também será reduzido e passará a vigorar das 22 às duas horas.

Em Ribeirão Preto, esse avanço vai depender da evo­lução da doença e do decreto que o prefeito deverá publicar na segunda-feira (31). Porém, a possibilidade de prorrogação do lockdown não está descartada. Ao contrário. Lembrando que 3 de junho é feriado de Corpus Christi e o prefeito Duarte No­gueira (PSDB), dependendo do cenário no município, pode am­pliar o “fecha tudo”.

As medidas mais restritivas foram anunciadas mediante o aumento de casos, mortes e in­ternações por conta da covid-19. É a segunda vez no ano que a prefeitura decreta restrições além das determinadas pelo Plano São Paulo. A primeira foi de 17 a 21 de março, quando foi decretado o primeiro lockdown.

Terminal de ônibus: no lugar dos coletivos, veículos de passeio

Desde esta quinta-feira, res­taurantes, lanchonetes, padarias, açougues, food trucks e trailers e supermercados e hipermerca­dos podem atender apenas por “delivery” (entrega em domicí­lio) e até às 23 horas. No caso dos supermercados, será permitido o “drive thru” (o cliente retira o produto sem descer do carro”) desde que em local próprio, es­pecialmente feito para isso.

Igrejas
As atividades religiosas também serão afetadas. Missas e cultos coletivos estão proi­bidos até segunda-feira e as igrejas só poderão ficar abertas para orações individuais, com agendamento. Os parques e praças esportivas também fi­carão fechados. Já as agências bancárias e a construção civil poderão funcionar segundo o alvará de funcionamento.

Os serviços de urgência e emergência, como os do setor de saúde – hospitais, clínicas mé­dicas e veterinárias, farmácias, drogarias e segurança – podem manter o atendimento presen­cial. Também podem atender postos de combustíveis. De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada com base em parecer do Comitê Técnico de Contin­genciamento da Covid-19.

Regras do lockdown na cidade de Ribeirão Preto
Podem funcionar
Atividades emergenciais
Serviços médicos
Laboratoriais
Farmácias
Hospitais
Saúde animal
Assistência social
Atendimento à população em estado de vulnerabilidade
Atividades de defesa civil
Transporte de passageiros
(táxi ou aplicativos)
Telecomunicações e internet
Call centers
Cartórios
Ceagesp
Serviços funerários
Postos de combustíveis
Distribuidoras de gás e derivados de petróleo
Serviços de radiodifusão de sons e imagens
Locação de veículos
Bancos
Lotéricas
Indústria
Construção civil
Escritórios de contabilidade
(capacidade limitada a 60% dos funcionários,
atendimento remoto, preferencialmente)
Obs.: deverão obedecer a todos os protocolos sanitários gerais e setoriais específicos previstos no Plano São Paulo

Não podem funcionar
Shopping centers
Galerias e congêneres
Comércio em geral
Poupatempo
Detran.SP
Lojas de material de construção
(“delivery” liberado)
Serviços em geral
Restaurantes
Rotisseries e similares
(permitido “delivery” de alimentação
e bebida limitado até as 23 horas)
Hipermercados e supermercados
(permitido “drive thru” de alimentação e bebida até as 21 horas, em local exclusivo, ao ar livre)
Padarias
Casas de bolos
Lojas de conveniência
Bombonieres
Pet shops e similares
Será permitido aos hipermercados e supermercados o serviço de
Estacionamentos
salões de beleza e estética, barbearias e similares
Academias, centros de ginástica e quadra esportivas
Atividades religiosas de qualquer natureza
(apenas manifestação individual de fé)
Eventos esportivos e culturais de qualquer espécie
Praças, parques e academias ao ar livre
Repartições públicas sem atendimento presencial
Aulas e atividades presenciais em escolas públicas e privadas

Toque de recolher
Das 21 horas às cinco da manhã do dia seguinte

Postagens relacionadas

Aulas voltam na rede de RP

William Teodoro

Empresa de SP construirá UPA do Ribeirão Verde

William Teodoro

Novo Litoral vence leilão de rodovias  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com