Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara denuncia veto a vereadores

A Câmara de Ribeirão Pre­to quer saber de quem partiu a ordem, enviada a todos os di­retores das 109 escolas da rede municipal de ensino, para que nenhuma informação seja re­passada aos vereadores que visitarem as unidades. A deter­minação foi remetida via e-mail por uma funcionária do gabi­nete da secretária municipal da Educação, Luciana Andrade Rodrigues, e avisa que, nestes casos, os parlamentares devem procurar a Secretaria Municipal da Educação (SME).

No documento, a funcioná­ria diz que as visitas têm finali­dade política. O e-mail vazou nas redes sociais e criou um cli­ma de guerra entre o Legislativo e a Secretaria Municipal da Edu­cação. Um dos parlamentares mais revoltados com a decisão, Fabiano Guimarães (DEM), de­cidiu convocar a titular da pasta para prestar esclarecimentos. O requerimento, aprovado na sessão de terça-feira, 6 de no­vembro, foi transformado em projeto de resolução pela Mesa Diretora do Legislativo e será lido em plenário na sessão desta quinta-feira (8).

A convocação será votada na sessão do dia 13, terça-feira da semana que vem. Se o pro­jeto for aprovado em plenário, a Câmara vai agendar uma sessão extraordinária e oficiali­zará a data em que a secretária Luciana Andrade Rodrigues estará na Casa de Leis. Segun­do Guimarães, nos últimos três meses ele visitou 46 uni­dades escolares para conversar com diretores e coordenadores de cada escola para entender o funcionamento da rede muni­cipal de ensino.

O democrata cita a Lei Or­gânica do Município (LOM). A legislação estabelece que “no exercício de seu mandato, o vereador terá livre acesso às re­partições públicas podendo dili­genciar pessoalmente junto aos órgãos da administração direta e indireta do município, devendo ser atendido pelos respectivos responsáveis, na forma da lei”.

Em nota enviada ao Tribu­na, a SME esclarece que “o ob­jetivo do comunicado é evitar informações parciais e descon­textualizadas, em um ambiente voltado ao ensino. A Secretaria de Educação reitera total re­lacionamento com a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, reforçando o respeito às Institui­ções e aos Poderes constituídos, atuando de maneira protocolar e mantendo observação ao princí­pio da impessoalidade que esta­belece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público”.

Garante também que a orientação repassada aos diri­gentes fala sobre quando hou­ver fiscalização nas escolas, e o comunicado deve ser feito por meio formal, prontamente re­metido à Secretaria de Educação e respondido dentro do prazo estipulado, assim como quais­quer informações necessárias. A rede municipal de ensino tem 109 escolas e outras 20 entidades conveniadas, onde atuam cerca de 3.140 professores – aproxi­madamente 2.600 efetivos, con­cursados, a maior categoria do funcionalismo municipal, e ou­tros 545 emergenciais, com con­tratos de trabalho temporários.

A rede municipal é forma­da por 34 Centros de Educa­ção Infantil (CEIs), 41 Esco­las Municipais de Educação Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Funda­mental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por vá­rias unidades), além das 20 es­colas conveniadas.

Postagens relacionadas

Lula nomeia Perla Müller para Ibama

William Teodoro

Botafogo arranca empate em Bragança Paulista

Redação 10

Transerp interdita Avenida Maria de Jesus Condeixa após retroescavadeira atingir tubulação de gás

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com