Tribuna Ribeirão
Turismo

Câmara dos Deputados se prepara para votar projeto que beneficia o turismo

O Projeto de Lei 2.724/2015 que prevê a modernização da Lei Geral do Turismo, a transformação da Embratur em uma Agência Brasileira de Promoção do Turismo e a abertura das empresas aéreas ao capital estrangeiro deverá ser votado nesta terça-feira (12) pelo plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. As propostas de mudanças trazidas pelo PL são importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil. Com a aprovação do PL, o país poderá alcançar, até 2022, resultados como o aumento da chegada de estrangeiros de 6,6 milhões para 12 milhões; ampliação da receita cambial do turismo dos atuais US$ 6,6 bilhões para US$ 19 bilhões; inserção de 39,7 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens e a geração de 2 milhões de novos empregos no turismo

“Estou confiante de que o Congresso Nacional entenderá que este é um passo fundamental para o desenvolvimento econômico do País. Mudar de rumo é preciso. Este momento é decisivo para que o turismo nacional consiga caminhar em direção a um novo patamar, contribuindo cada vez mais para a geração de empregos. É importante destacar que essas medidas permitirão a melhoria do ambiente legal e normativo do turismo, acompanhando as novas necessidades do mercado, tornando o Brasil mais competitivo e inovador. Isso possibilitará mais segurança jurídica para o setor, e consequentemente o aumentará a atração de investimentos e possibilitará a redução do Custo Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Entre as alterações previstas está transformação da Embratur em uma Agência Brasileira de Promoção do Turismo, sob o formato de Serviço Social Autônomo. O novo modelo da Embratur possibilitará uma gestão efetivada em moldes mais contemporâneos, conferindo-lhe modernidade, agilidade e inovação, garantindo mais recursos e alguns mecanismos facilitadores de sua atuação nos mercados internacionais em condições de igualdade com outros países. A Nova Embratur usará recursos já existentes. Não trará ônus adicionais para o governo.

Outra medida de forte impacto será a abertura do capital estrangeiro para as companhias aéreas. “Isso, para o turismo, significa um impacto direto na ampliação da conectividade aérea no país, uma vez que mais empresas poderão atuar no território nacional. Ao permitir a entrada de mais investimentos e empresas nesse setor, o número de companhias aéreas em operação pode aumentar, assim como a criação de novas rotas, principalmente rotas regionais”, defendeu Vinicius Lummertz.

O projeto prevê que somente companhias aéreas com sede no Brasil poderão operar em nosso país. Com isso, se uma companhia quiser operar a aviação doméstica, terá que constituir empresa em solo brasileiro, gerando emprego, renda e pagando os devidos impostos referentes à operação no Brasil.

“Estou muito otimista com a votação desse projeto que conta com o apoio de todo o trade turístico. A abertura do capital estrangeiro para as aéreas significa a abertura dos céus brasileiros e consequentemente a entrada de novos investimentos que gerarão emprego e renda para o país”, comentou o presidente do grupo CJP, Guilherme Paulus.

LEI DO TURISMO – Construída de forma participativa, em conjunto com o Conselho Nacional do Turismo, a Lei Geral do Turismo, de 2008, foi fundamental para a institucionalização da Política e do Sistema Nacional de Turismo, além da definição do Plano Nacional do Turismo. No entanto, as mudanças ocorridas na última década tornaram urgente a adequação do texto ao novo cenário e ao novo modelo de negócios em que o turismo está inserido.

“O Turismo se moderniza ano a ano e o setor precisa acompanhar esse processo. A aprovação da nova Lei geral do Turismo dará maior clareza à atuação das agências e operadoras e turismo, dando maior segurança jurídica ao setor”, afirmou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

VEJA TAMBÉM

Turismo em cavernas ganha impulso

Pedro Ferro

Diamantina aguarda milhares no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Blue Tree Hotels celebra o Carnaval 2026 com campanha que transforma a folia em um gesto de gentileza

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com