Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara volta a ter 27 vereadores

A Câmara de Ribeirão Preto voltou a ter 27 vereadores nesta quinta-feira, 20 de setembro, quando o suplente Ademozar de Carvalho (PSDB) assumiu o gabinete de Maurício Gasparini, candidato a deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – ele pediu licença até 8 de outubro, um dia depois do primeiro turno das eleições, quando serão definidos os cargos proporcionais.

O tucano vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no lugar do pai, Welson Gasparini, também do PSDB, que está em seu terceiro mandato de deputado estadual e vai se “aposentar” – já foi deputado federal e prefeito de Ribeirão Preto quatro vezes. Ademozar de Carva­lho só pôde ocupar a vaga do titular depois de 15 dias. Isso porque, em abril, a Câmara aprovou proposta de emenda à Lei Orgânica do Municí­pio (LOM), de autoria de Marinho Sampaio (MDB), que alterou a regra para convocação do suplente.

A medida proíbe a convocação nos primeiros 15 dias de afastamento nos casos de licença para tratamen­to de saúde ou de licença para tratar de interesses particulares. A matéria foi aprovada por unanimidade. Segundo o autor, é para evitar que a Casa de Leis pague dois salários.

Apesar de ter 27 vereadores oficial­mente, a Câmara paga 28 subsídios mensais – cada um de R$ 13,8 mil – porque Waldyr Villela (PSD), afastado do mandato por decisão judicial, continua a receber o salário. A juíza Lucilene Aparecida Canella de Melo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, considera legal o pagamento.

Empresário do ramo de transportes, Ademozar de Carvalho tem 63 anos, nasceu em Santa Cruz da Espe­rança e veio para Ribeirão Preto ainda criança. Ele obteve 994 votos na eleição de 2016. É presidente presidente do Rotary Club Oes­te – Ano Rotário 2017-2018. Ele afirma: “Não vou prometer nada, mas posso assegurar que vou trazer para esta Casa o que aprendi com minha mãe, ser educado e honesto não é virtude nenhuma e sim uma obrigação, e não deixar que outros sentimentos tomem conta de mim”, disse ao tomar posse.

“Assim sendo, coloco-me à disposi­ção para tudo que venha contribuir com a nossa sociedade. Quero seguir todos os lemas rotários aplicando a prova quádrupla e me apegando ao mais importante para mim, que é o dar de si antes de pensar em si. Estou feliz em poder ajudar a fazer a diferença, principal­mente no momento tão conturbado que estamos vivendo”.

Em outubro, no primeiro turno, os paulistas vão eleger 70 deputa­dos federais, 94 estaduais, dois senadores, governador (e vice) e também vão votar para presidente da República (idem). Ribeirão Preto tem 43 candidatos a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A cidade terá 18 pessoas na dis­puta para federal e mais 25 para estadual. Nahla Camila do Espírito Santo dos Santos, conhecida como Nahla Plus (PR), teve a can­didatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque não prestou contas de campanha em 2016, quando foi candidata a vereadora, segundo ela mesma disse ao Tribuna.

Postagens relacionadas

Morre Bebeto de Freitas, técnico da ‘geração de prata’ do vôlei

Redação

Motorista morre no Anel Viário Norte

Luque

Caminhão carregado com caixas de leite tomba em rodovia da região

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com