Por Hugo Luque
O Botafogo lutou e mereceu o gol nos minutos finais que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu, nesta terça-feira (6), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ronie Carrillo marcou para o Pantera.
Na primeira partida sem Allan Aal, demitido no sábado, o Tricolor jogou bem sob comando do interino Ivan Izzo. O primeiro tempo foi pouco criativo, mas a segunda etapa foi de domínio mandante, apesar da fria noite no vazio Santão, que recebeu apenas 1.006 torcedores.
Ao todo, foram 20 finalizações a favor do Bota, que foi a 32 pontos e subiu para a 17ª posição na tabela. A distância para o Athletic-MG, primeiro fora do Z-4, é de apenas um ponto, mas a equipe mineira ainda joga na rodada. O próximo desafio botafoguense é na terça da próxima semana, às 19h30, fora de casa, diante da Chapecoense.
O jogo
O primeiro tempo foi morno, em contraste com a surpreendente fria noite no estádio, marcada por muito vento. O principal lance dos 45 minutos iniciais não foi uma finalização ou uma grande defesa, mas um susto para o Botafogo quando, pouco antes do apito final, Edílson caiu na área. O árbitro assinalou pênalti para o Paysandu, mas após checagem no VAR, voltou atrás.
No duelo dos desesperados, o lanterna foi dominado na volta do vestiário pelo Pantera. Ainda que o Papão tenha criado chances, as melhores foram dos mandantes, que abusaram do “chuveirinho”.
Marquinho entrou no lugar de Leandro Maciel e deu uma nova dinâmica ao jogo. O incansável Jefferson Nem também foi peça importante, sobretudo no lance do gol. Antes, todavia, o Tricolor chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado por toque de mão de Jeferson, que posteriormente deixou o campo lesionado.
Aos 44 minutos, no apagar das luzes, Jefferson Nem aproveitou falha da defesa bicolor, roubou a bola, avançou pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou para trás. Ronie Carrilo, que havia acabado de entrar, apareceu bem posicionado na pequena área e apenas rolou para dar a vitória ao Botafogo – a primeira em sete jogos.

