Tribuna Ribeirão
Cultura

Cauim cria biblioteca para vender parte do acervo

FOTO: JF PIMENTA

A pandemia do novo corona­vírus (covid-19) afetou brutal­mente diversos segmentos, entre eles, o cultural. Com o Cineclube Cauim, entidade cultural sem fins lucrativos de Ribeirão Preto, exis­tente há 41 anos, com forte atua­ção nas áreas sociais, educacionais e culturais, com atuação em proje­tos e ações de inclusão social, ten­do o cinema, como uma de suas ferramentas de atuação, isso não foi diferente.

Biblioteca com o acervo foi montada na entrada no cineclube, mas interessado pode obter informações pelo site loja: cineclubecauim.ong.br

O cinema encontra-se com suas atividades totalmente para­lisadas desde o dia 20 de março, com todos os projetos suspensos: Escola vai ao Cinema, Ribeirão Vai ao Cinema além do atendi­mento aberto a toda cidade e re­gião. Sem cinema, sem como dar sequência aos projetos e sem pú­blico a falta de receita foi inevitá­vel e o orçamento comprometido.

Diante desta situação, os res­ponsáveis pela entidade decidiram vender parte do acervo formado por doações, livrarias, consigna­ções e aquisições. “Trata-se de um riquíssimo acervo composto de li­vros, DVDs e CDs, tendo sido for­mado com obras dos grandes au­tores e cineastas da humanidade de todos os tempos e os atuais, na­cionais e estrangeiros, com obras marcantes, muitas raríssimas e de destaque da literatura, do teatro, das artes plásticas, do cinema e da música”, explica Edwaldo Arantes, um dos membros do Cauim.

Outras alternativas foram cria­das, como forma de incentivar a participação das pessoas nessa ação. Um deles é “Cartão Presente Cauim”, que seu usado para pre­sentear um amigo, uma entidade, um parente, ou fazer uma doação e receber os livros.

“Este ano estava sendo o me­lhor ano do Cauim nos seus 41 anos. Achamos que seria passagei­ro, mas já estamos há quase cinco meses fechados. Temos um custo muito alto com ar-condicionado, projetores e toda a infraestrutu­ra para recebermos cerca de mil pessoas dias aqui, principalmen­te nos projetos que envolvem as crianças da rede municipal e esta­dual.

Queremos destacar que não somos uma livraria e nem comer­ciantes, trata-se de uma campa­nha para honrar nossos compro­missos, principalmente com os salários, onde não ocorreu nenhu­ma demissão. Aproveitamos para reforçar que o Cauim precisa da população nesta campanha”, des­taca o presidente do Cauim, Fer­nando Kaxassa.

Trata-se de riquíssimo acervo com obras dos grandes autores e cineastas da humanidade. Obras marcantes, muitas raríssimas e de destaque, explica Edwaldo Arantes, um dos membros do Cauim.

Os interessados podem fazer a compra pelo site loja.cineclu­becauim.ong.br. Os preços são acessíveis. Outras informações pelos fones (16) 3441 4341 e (16) 3236 7832. Ou ainda pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Postagens relacionadas

Morre Aracy Balabanian, atriz polivalente e figura fundamental da TV brasileira, aos 83 anos

William Teodoro

Davi Moraes lança EP em homenagem ao pai, Moraes Moreira, morto no ano passado

William Teodoro

Série ‘Diálogos Itaú Cultural’ começa com Danilo Santos de Miranda

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com