Tribuna Ribeirão
Geral

Cetesb suspende queima controlada

Alfredo Risk Cetesb suspendeu por 30 dias, a partir desta quinta-feira, todas as autorizações de queima controlada no estado: medida inclui a palha da cana

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu por 30 dias, a partir desta quinta-feira, 28 de agosto, todas as autorizações de queima controlada no estado. A medida inclui a palha da cana-de-açúcar, além das queimas agrícolas e para controle de pragas.  
 
Durante esse período, não serão aceitos novos pedidos. O prazo poderá ser estendido caso a estiagem continue. As chamadas queimas prescritas, usadas no combate a incêndios florestais ou mediante solicitação da Secretaria da Agricultura, continuam autorizadas. 
 
Mais uma vez adotamos a suspensão como medida preventiva para atravessar o período crítico de estiagem. Nosso objetivo é reduzir os riscos de incêndios florestais e preservar a qualidade do ar, em linha com o histórico recente e a experiência de anos anteriores”, afirma o diretor de Controle e Licenciamento da Cetesb, Adriano Queiroz. 
 
No ano passado, São Paulo enfrentou um inverno de tempo seco, altas temperaturas e aumento das queimadas em diversas regiões. O histórico de 2024 levou os órgãos ambientais a reforçarem as ações neste ano. Desde julho, a queima da palha da cana já estava limitada: só podia ser autorizada em dias com umidade relativa do ar acima de 40% e fora do período entre 11 e 15 horas, quando o risco de propagação do fogo é maior.  
 
Agora, até mesmo essas liberações ficam suspensas. Apesar de ainda permitida em situações específicas no estado, a prática está em queda acelerada. Desde 2007, o uso do fogo na colheita da cana já foi reduzido em 99%, segundo dados da Cetesb.  
 
A suspensão integra os esforços do governo estadual no âmbito do programa SP Sem Fogo, uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado de São Paulo. 
 
Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). 
 
Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período. 
 
No último final de semana, completou um ano da onda de incêndios que deixou Ribeirão Preto e região às escuras devido à fuligem oriunda de queimadas criminosas, quando produtores rurais – principalmente de cana-de-açúcar- perderam quase tudo, inclusive imóveis. Vários animais e uma pessoa morreram 
 
A Defesa Civil do Estado registrou uma redução significativa nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto. Entre os dias 1º e 15, foram contabilizadas 148 ocorrências em 2025, ante 548 no mesmo período de 2024, 400 a menos e queda de 73%. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º a 25 de agosto do ano passado o Estado de São Paulo registrou 3.482 focos de incêndio, contra apenas 418 do mesmo período de 2025, queda de 88% e 3.064 a menos. Neste mês, Igarapava lidera o ranking de queimadas na região com 18 ocorrências. Ribeirão Preto tem três. 
 
Apesar da redução, a Defesa Civil reforça que o tempo seco e as altas temperaturas típicas do inverno paulista ainda oferecem riscos. Por isso, a população deve manter os cuidados, evitando queimadas, descartando corretamente o lixo e acionando imediatamente os canais de emergência em caso de fumaça ou fogo. A Defesa Civil alerta: denuncie focos pelo 193 dos bombeiros ou 199 e evite queimar lixo. A prevenção é responsabilidade de todos.  

Postagens relacionadas

INDEPENDÊNCIA – Obra fecha trecho de via

William Teodoro

RP registra avanço da criminalidade

William Teodoro

Lei da Cadeirinha é atualizada no país 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com