Tribuna Ribeirão
Geral

Cetesb suspende queima controlada

Alfredo Risk Cetesb suspendeu por 30 dias, a partir desta quinta-feira, todas as autorizações de queima controlada no estado: medida inclui a palha da cana

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu por 30 dias, a partir desta quinta-feira, 28 de agosto, todas as autorizações de queima controlada no estado. A medida inclui a palha da cana-de-açúcar, além das queimas agrícolas e para controle de pragas.  
 
Durante esse período, não serão aceitos novos pedidos. O prazo poderá ser estendido caso a estiagem continue. As chamadas queimas prescritas, usadas no combate a incêndios florestais ou mediante solicitação da Secretaria da Agricultura, continuam autorizadas. 
 
Mais uma vez adotamos a suspensão como medida preventiva para atravessar o período crítico de estiagem. Nosso objetivo é reduzir os riscos de incêndios florestais e preservar a qualidade do ar, em linha com o histórico recente e a experiência de anos anteriores”, afirma o diretor de Controle e Licenciamento da Cetesb, Adriano Queiroz. 
 
No ano passado, São Paulo enfrentou um inverno de tempo seco, altas temperaturas e aumento das queimadas em diversas regiões. O histórico de 2024 levou os órgãos ambientais a reforçarem as ações neste ano. Desde julho, a queima da palha da cana já estava limitada: só podia ser autorizada em dias com umidade relativa do ar acima de 40% e fora do período entre 11 e 15 horas, quando o risco de propagação do fogo é maior.  
 
Agora, até mesmo essas liberações ficam suspensas. Apesar de ainda permitida em situações específicas no estado, a prática está em queda acelerada. Desde 2007, o uso do fogo na colheita da cana já foi reduzido em 99%, segundo dados da Cetesb.  
 
A suspensão integra os esforços do governo estadual no âmbito do programa SP Sem Fogo, uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado de São Paulo. 
 
Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). 
 
Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período. 
 
No último final de semana, completou um ano da onda de incêndios que deixou Ribeirão Preto e região às escuras devido à fuligem oriunda de queimadas criminosas, quando produtores rurais – principalmente de cana-de-açúcar- perderam quase tudo, inclusive imóveis. Vários animais e uma pessoa morreram 
 
A Defesa Civil do Estado registrou uma redução significativa nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto. Entre os dias 1º e 15, foram contabilizadas 148 ocorrências em 2025, ante 548 no mesmo período de 2024, 400 a menos e queda de 73%. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º a 25 de agosto do ano passado o Estado de São Paulo registrou 3.482 focos de incêndio, contra apenas 418 do mesmo período de 2025, queda de 88% e 3.064 a menos. Neste mês, Igarapava lidera o ranking de queimadas na região com 18 ocorrências. Ribeirão Preto tem três. 
 
Apesar da redução, a Defesa Civil reforça que o tempo seco e as altas temperaturas típicas do inverno paulista ainda oferecem riscos. Por isso, a população deve manter os cuidados, evitando queimadas, descartando corretamente o lixo e acionando imediatamente os canais de emergência em caso de fumaça ou fogo. A Defesa Civil alerta: denuncie focos pelo 193 dos bombeiros ou 199 e evite queimar lixo. A prevenção é responsabilidade de todos.  

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com