Tribuna Ribeirão
Geral

CFM proíbe anestesia geral e sedação em procedimentos de tatuagem

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de anestesia geral, sedação ou bloqueios anestésicos periféricos em procedimentos de tatuagem. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (28).

A medida abrange tatuagens de qualquer tamanho e em todas as regiões do corpo, com exceção apenas para reconstruções indicadas por médicos. A decisão ocorre meses após a morte do empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, que sofreu uma parada cardiorrespiratória após ser sedado para fazer uma tatuagem em Santa Catarina.

A prática de usar anestesia em tatuagens havia se popularizado entre celebridades, como o cantor Igor Kannário, que fez uma sessão única para “fechar o corpo”, e a influenciadora Rafaella Santos, irmã de Neymar, que tatuou um leão nas costas sob sedação.

Especialistas alertam que esses procedimentos apresentam riscos graves, como depressão respiratória, hipoxemia e broncoaspiração, exigindo monitoramento hospitalar. O CFM reforça que, fora do contexto médico, a aplicação de anestésicos em tatuagens é desnecessária e perigosa, devendo ser restrita a ambientes controlados e com indicação profissional.

Postagens relacionadas

Governo de SP lança campanha ‘Gravidez na adolescência é para a vida toda’

Redação 1

TCE promove ciclo de debates com vereadores paulistas

Redação

PUBLICIDADE: André Luiz – A Vida após a Vida

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com