Pantera tem 76,8% de probabilidade de cair para a Série C, segundo UFMG; torcida protesta
Por Hugo Luque
Após a derrota por 2 a 1 para a Ferroviária, no último domingo (28), o Botafogo viu suas chances de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro subirem de 67,3% para 76,8%, de acordo com estatísticas fornecidas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Apenas Amazonas (89,8%) e Paysandu (94,2%) tem mais probabilidades de jogarem a Série C de 2026 do que o Pantera. O time comandado por Allan Aal vem de uma sequência ruim de quatro derrotas e um empate nas últimas cinco rodadas.
Para piorar, com as vitórias de América-MG e Ferroviária – diante do próprio Tricolor, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet –, o conjunto ribeirão-pretano ficou mais longe de deixar a zona de rebaixamento.
O time ocupa a 18ª posição com 29 pontos. Acima, estão Volta Redonda (17º com 30) e Athletic (16º com 32). Com nove partidas por jogar, não há mais margem para erro e a torcida, já sem paciência e machucada pelas campanhas ruins dos últimos anos, cobra.
Na última terça-feira, os muros de um dos campos de apoio do complexo onde o Botafogo treina, ao lado do Santão, foram pichados.
As críticas foram direcionadas ao presidente do Conselho Administrativo da Botafogo SA, Adalberto Baptista, e pediam a saída do dirigente.
Questionado sobre a pressão externa, o zagueiro Vilar, que chegou recentemente ao clube, afirmou que as atenções do elenco estão voltadas somente para dentro do campo e que os líderes do grupo têm ajudado os menos experientes.
“A gente está muito fechado e focado. O pessoal mais experiente tem passado mais tranquilidade para a gente que é mais novo. O futebol é vivenciado com pressão no nosso dia a dia e a gente não pode fugir dessa responsabilidade porque desde novo a gente sabe lidar com essa situação.
Temos de manter o máximo de foco para podermos tirar o time dessa situação”, afirmou.
O Pantera busca uma reação milagrosa na reta final da temporada e tem como próximo adversário o líder Coritiba, na sexta-feira, às 21h30, no Couto Pereira. A última vitória botafoguense aconteceu justamente na última vez que o time enfrentou um líder fora de casa: 3 a 2 contra o Goiás, que ocupava a ponta da tabela em 30 de agosto.

