Tribuna Ribeirão
DestaqueJustiça

Cidadania Itinerante atende três cidades neste final de semana

O objetivo é levar serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população (Divulgação)

Os municípios de Cravinhos, Pontal e Pradópolis, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, receberão, entre os dias 16 e 18 de novembro, as unidades móveis do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). Nos locais, serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos. 
 
Durante os três dias, a ação atenderá a população de Cravinhos no Parque Ecológico. No município de Pontal, a van do projeto oferecerá os serviços na R. Sete de Setembro nº 528, Jardim Aparecida. Já em Pradópolis, o ônibus estará na Praça Pio XII. A iniciativa amplia a atuação das coordenações e programas da SJC. 
 
O objetivo é levar serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população. Em um ano, o Cidadania Itinerante atingiu a marca de 155 mil serviços solicitados pela população. Durante o período, mais de 52 mil pessoas da região metropolitana, interior e litoral de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista, foram atendidas. 
 
O atendimento à população abrange ações e orientações gratuitas da SJC e dos órgãos vinculados à pasta: Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São (Ipem-SP), Fundação Casa e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP). 
 
A população poderá agendar segunda via do Registro Geral (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Pode tirar a primeira e segunda vias do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do título eleitoral. 
 
Pode pedir segunda via de contas de água e luz e atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículo, entre outros, segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania.   
 
Também recebe denúncias sobre violações de direitos, como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/Aids e intolerância religiosa. O Procon Móvel e uma equipe do Ipem-SP orientam a população sobre os seus direitos nas relações de consumo.  
 
 

Postagens relacionadas

Karatecas de RP vão disputar seletiva nacional

William Teodoro

Vereadores aprovam reajuste de salário

William Teodoro

Polícia investiga assalto em condomínio de luxo de Bonfim Paulista

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com