Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Clube 2.0 estimula leitura de livros entre adolescentes da Fundação CASA

Projeto criado pelo Observatório do Livro está na segunda edição e contempla a criação de 28 clubes nos centros de atendimento socioeducativo em 17 cidades paulistas (Divulgação)

O Observatório do Livro, em parceria com a Fundação CASA, lançou na sexta-feira (19/4) a segunda edição do Clube 2.0. O projeto de incentivo à leitura propicia aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa encontros semanais com autores de obras. Neste ano, a iniciativa terá 28 clubes em 27 centros de atendimento da região metropolitana e interior do Estado de São Paulo.

No lançamento, 140 jovens acompanharam uma live com a participação do ilustrador Rafael Calça, roteirista da Turma da Mônica e criador do “Jeremias”, obra que o levou a premiação do Jabuti, e com o rapper e escritor Sagat B, cujo livro “O bandido que virou artista” deve virar filme em breve. Na ocasião, Calça destacou a importância da leitura e da escrita. “Escrever histórias é um exercício de imaginação. E elas nos ajudam a imaginar o futuro, um futuro feliz”, disse.

Sobre a diferença que os livros fizeram em sua vida, Sagat B, que esteve 12 anos privado de liberdade, observou que os autores colocam nas histórias o dia a dia, como a mente do ser humano funciona, como o ser humano interage, como as pessoas se tratam, como são as relações humanas. E definiu que é “isso que traz conhecimento de como são as classes sociais, de uma ponta a outra, a sociedade fica clara na frente do leitor”.

Para a adolescente Julia (nome fictício) do CASA Cerqueira César, leitora da escritora Cecília Meireles, a oportunidade de participar de um projeto como este é muito significativa. “Acho muito legal e importante a participação para o meu aprendizado. A expectativa é aprender ainda mais por meio dos livros e poemas que serão estudados”, acrescentou.

O presidente do Observatório e ex-presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, observa que a leitura literária tem o potencial de não só ampliar o universo cultural e o conhecimento dos adolescentes como também inspirar sonhos e novas perspectivas de vida.

Vale destacar que o Clube de Leitura 2.0 acontece nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Atibaia, Campinas, Cerqueira César, Guarujá, Guarulhos, Irapuru, Itapetininga, Limeira, Lins, Marília, Mogi Mirim, Osasco, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Paulo.

“É uma oportunidade que inspira os adolescentes a sonhar e a buscar novas perspectivas de vida, além de fortalecer o vínculo com a leitura. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa, pois estamos contribuindo para um futuro mais promissor desses jovens”, afirma a coordenadora da Superintendência Pedagógica da Fundação CASA, Karina de Santa Cruz Pimenta.

A diretora de Operações do Observatório, Luciana Paschoalin, reforça que a leitura literária traz reflexões sobre os sentimentos dos adolescentes, além de despertar o interesse pelo ensino formal e contribuir no desenvolvimento escolar.

O Clube de Leitura 2.0 – Na primeira edição, em 2022, o Observatório do Livro realizou a implantação de 64 clubes de leitura em 38 cidades do estado de São Paulo para adolescentes de baixa renda entre 12 e 17 anos, em sua maioria matriculados em escolas públicas ou comunitárias. Ao todo, foram 758 adolescentes atendidos.

Cada clube tem cerca de 10 integrantes, que participam de encontros semanais, presenciais e virtuais, com leituras e sessões de Biblioterapia, para falar sobre as obras lidas. Os participantes também têm acesso a um acervo de 5.000 títulos da biblioteca digital do Observatório.

A iniciativa é do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação privada com sede em Ribeirão Preto (SP), selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo. Tem o patrocínio das empresas Austral e Valid, e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP).

Postagens relacionadas

Prêmio Carolina Maria de Jesus, do MinC, vai premiar 40 obras inéditas de mulheres

William Teodoro

Comissão notifica vereador do PSOL

William Teodoro

Bicho de Pé faz show no Sesi-RP 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com