Tribuna Ribeirão
Cultura

Coleção mistura futebol e mistério

Canela tem 11 anos, vive na Espanha e faz parte da equipe de futebol 7 da esco­la, o Soto Alto Futebol Clube, apelidada pelo próprio grupo de Os Futebolíssimos. Em­bora a turma seja unida, seu desempenho esportivo não anda lá muito bem e o time corre o risco de ser extinto. Além disso, alguns inciden­tes estranhos envolvendo árbitros, jogadores e campe­onatos acabam atrapalhan­do o andamento das coisas. Mas eles são persistentes e não sossegarão enquanto não descobrirem o quê e quem está por trás de cada mistério.

Idealizada pela SM Espa­nha e já com doze títulos em catálogo, a coleção “Os Futebo­líssimos” tornou-se um fenô­meno editorial, vendendo mais de 1,5 milhão de exemplares e sendo publicada com sucesso em vários países. Com muito humor, texto ágil, linguagem despojada e personagens bem divertidos, cada volume mos­tra jogadas, principais regras, fatos e personagens históricos do futebol mundial, ao mesmo tempo que enfatiza a impor­tância do trabalho em equipe, da ética esportiva, das amiza­des e, como não poderia deixar de ser em uma coleção voltada ao público infantojuvenil, dá vazão às questões adolescentes, como a descoberta do amor.

A recriação das partidas é impressionante, rica em deta­lhes, especialmente a narração feita pelo protagonista, que põe o leitor no lugar de espectador. Nessa mesma linha, as ilustra­ções, que são muitas e de viés cômico, apostam num estilo se­melhante à dos jogos de video­game e, para dar ainda mais di­namismo às jogadas, fazem uso da linguagem dos quadrinhos em algumas páginas. No Brasil, a SM publica simultaneamente os dois primeiros volumes da coleção: O mistério dos árbitros adormecidos e O mistério dos sete gols contra. O primeiro foi adaptado para o cinema e será lançado, a princípio, na Europa, em 2018.

Sobre o autor
Roberto Santiago nasceu em Madri, Espanha, em 1968. Formou-se em Imagem e Som pela Universidade Complutense de Madri e em Criação Literária pela Escola de Letras de Madri. Trabalhou como roteirista e di­retor de teatro, cinema e televi­são e como redator em agências publicitárias. Também produziu videoclipes e publicou diversos livros — o primeiro deles, El ladrón de mentiras, foi finalista do Prêmio Barco a Vapor (Espa­nha). Roberto também ganhou o Prêmio Edebè de Literatura infantil com “Jon y la máquina del miedo”.

Sobre o ilustrador
Enrique Lorenzo nasceu em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, em 1980. Formado em Belas Artes, já ilustrou di­versos livros e adaptou algu­mas histórias para a lingua­gem de quadrinhos. Além da coleção “Os Futebolíssimos”, ilustra também a série “Los forasteiros del tiempo”, do mesmo autor.

Sobre a coleção
“Os Futebolíssimos” é uma coleção sobre futebol e misté­rio, especialmente desenvol­vida pela SM Espanha para o público infantojuvenil. Na chave do humor e misturando linguagem visual de HQ com texto despojado e divertidas ilustrações, os livros abordam temas como educação, esporte, trabalho em equipe e amizade. A editora está no Brasil desde 2004, produz materiais didá­ticos, dicionários, obras para ensino religioso e de idiomas, soluções de tecnologia educa­cional e possui um catálogo ativo de mais de trezentos li­vros de literatura e informati­vos infantis e juvenis.

Postagens relacionadas

Data de show do RBD no Rio de Janeiro muda pela segunda vez

William Teodoro

Festival de Berlim seleciona ‘A Última Floresta’, de Luiz Bolognesi

William Teodoro

Orquestra da USP toca Beatles em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com