Tribuna Ribeirão
Cultura

Coletivo Fuligem dará início a projeto audiovisual com produção de longe-metragem

(Divulgação)

Neste mês, o Coletivo Fuligem dará início ao projeto, vem aí  “O Pico Mais Alto”.  O projeto que iniciará as atividades no dia próximo dia 09de maio, na sede do coletivo terá atividades abertas ao público e gratuitas. “Sentimos que esse projeto é uma boa oportunidade de enaltecer as atividade do audiovisual na cidade. Queremos colocar Ribeirão Preto em destaque na produção audiovisual nacional e internacional, capacitar e formar equipes para produzir Cinema de Animação, enaltecer a cultura Hip-Hop e os artistas do gênero, além de compartilhar processos produtivos a partir de oficinas e VideoCast”, explica Renato Vital, produtor executivo e roteirista.

Fundado em 2010, o Coletivo Fuligem tem importante atuação no desenvolvimento do cenário cultural no qual está inserida, tanto em Ribeirão Preto, quanto no Estado de São Paulo. Seguindo conceitos da Economia Solidária e tendo sua raiz na Cultura Digital, no livre compartilhamento de informações e no trabalho em rede, o coletivo trabalha na conexão de diferentes artistas e agentes culturais com o objetivo de provocar intercâmbio e movimento no cenário cultural. Sendo assim, o grupo trabalha duas principais frentes para que isso ocorra: Produção Cultural e Produção Audiovisual.

Na área de Produção Cultural, a Fuligem tem seu próprio centro cultural. Fundado com a proposta de criar novas possibilidades de vida e trabalho, o Centro é a base para circulação de artistas, intercâmbio de ideias e compartilhamento de informações. O Centro Cultural é equipado de Estúdio Audiovisual, Ilha de Edição e áreas multiuso onde acontecem Exposições de Artes Plásticas, Shows Ao Vivo, Espetáculos de Teatro, Circo e Dança, além de oficinas e debates que envolvem a produção de suas atividades.

Em seus mais de 10 anos de existência, as ações da Fuligem visam repensar a cadeia produtiva da cultura em uma lógica cooperativa e criativa, com o intuito de desenvolver este setor, superando os modelos marcados pela competição mercadológica e redundância estética.

Abrindo as atividades do projeto, no dia 09 de maio, acontecerá a “Oficina de Introdução ao Roteiro e ao Storyboard”.  Direcionada para alunos de escolas públicas e universidades que contemplem o ProUni,  a oficina abordará conceitos introdutórios para a produção de roteiro e storyboard para curtas e longa-metragens. A atividade é gratuita, será ministrada por Allan Barbosa e Renato Vital, acontecerá às 14h, e não é necessário inscrição.

“Sessão Desenho” é o nome do evento que vai mudar as estruturas do Coletivo Fuligem no dia 10/05 . O evento, que será voltado tanto para profissionais da ilustração, quanto para o público em geral, trará um ambiente preparado com iluminação e DJ para que os participantes possam praticar ilustrações e trocar ideias sobre a arte. A “Sessão Desenho” terá início às 20h, com entrada gratuita.

E para encerrar as atividades do projeto, de 26 a 29de maio acontecerá o “Videocast Pico Mais Alto”. O “Videocast”  será um encontros para compartilhar processos produtivos a partir de rodas de bate-papo. O objetivo é realizar o intercâmbio e qualificar profissionais do audiovisual de Ribeirão Preto. O evento que acontecerá de forma online e presencial e os bate-papos serão divididos em quatro temas, sendo eles: Cinema de Animação no Interior de SP,  Trilha Sonora e SFX no Interior de SP,  Captação de Recursos no Interior de SP e 22 – Pixação e Cinema no Interior de SP.  Os encontros do “Videocast” serão ministrados pela equipe do Coletivo Fuligem, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Todas essas atividades são ações de contrapartida da produção do filme, que levará o mesmo nome do projeto, mas de que acordo com o diretor Allan Barbosa, só será lançado para o público após passar pelo processo de distribuição em festivais nacionais e internacionais. “Durante esse período, juntamente com as atividades que serão oferecidas para o público, estaremos trabalhando na produção do filme O Pico Mais Alto. Ele só será lançado após um processo de distribuição em festivais, pois é necessário que os filmes sejam inéditos”, explica Allan.

As atividades acontecerão na sede do Coletivo Fuligem que está localizada na Rua  Dr. Loiola, 532, na  Vila Tibério. Mais informações pelo instagram @coletivofuligem.

Postagens relacionadas

Série documental “Amores Cubanos” estreia no Canal Brasil

Redação 1

Eliana é a única mulher a comandar auditório no dia mais concorrido da TV

Redação 1

Abertas inscrições para Oficina de Processo de Pesquisa Criativa

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com