A prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses, inicia nesta quarta-feira, 28 de maio, às oito horas, um ciclo de ações preventivas no Parque Linear Urbano Guiomar Carvalho Benelli com o intuito de evitar a proliferação do carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa.
Para garantir a segurança durante a desinfecção, o local estará fechado durante a aplicação do defensivo e, também, 48 horas após. A ação será repetida em outros dois momentos. Por isso, o Parque Linear também estará fechado para visitação nos dias 4, 5 e 6 de junho e nos dias 11, 12 e 13.
A aplicação acontece em virtude da concentração de capivaras no local. “É importante ressaltar que a capivara, muitas vezes, leva a culpa nos casos de febre maculosa por crença popular, mas, na verdade, o responsável por transmitir a doença é o carrapato-estrela, que pega ‘carona’ nesses animais”, destaca a chefe de Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo.
A desinfecção contra os carrapatos é uma medida preventiva que visa evitar a transmissão da febre maculosa, que pode se dar quando um carrapato infectado pela bactéria Rickettsia pica uma pessoa. Vale destacar que, o produto que promove o controle do aracnídeo é de uso permitido em meio urbano. (Departamento de Comunicação PMS)