Por Hugo Luque
O Comercial tenta retomar a liderança do Grupo 2 da Copa Paulista neste sábado (19), às 16h, no Estádio Municipal Doutor Lancha Filho, o Lanchão, contra a Francana. O duelo é válido pela sexta rodada da competição.
Após um excelente início de torneio, com três vitórias e um empate nas primeiras quatro partidas, o Bafo foi batido pelo União São João no fim de semana passado, perdeu a invencibilidade e também a ponta da classificação.
O Leão do Norte tem os mesmos dez pontos do União, mas perde no critério do saldo de gols. Na visão do técnico Roberval Davino, o tropeço em casa teve méritos do rival, que estudou o até então líder da chave.
“É como em qualquer setor da vida: quando você passa a conhecer alguém, você passa a conhecer mesmo. O futebol neutraliza algumas coisas. Eles fizeram uma marcação atrapalhando nossa construção com os zagueiros e o [Matheus] Prado, que a gente faz bem, e acharam um gol na bola que sobrou para o centroavante. Eles ganharam um pouco de força e, quando você está ganhando, fica com confiança, especialmente na defesa. A nossa começou a se precipitar. Passamos a sair com passes errados e isso proporcionou algumas bolas”, lamentou.
Do outro lado, a Francana tenta se recuperar depois de uma largada pouco animadora. A Veterana é a sexta e última colocada, com três pontos, e ainda não venceu. Apenas os quatro primeiros passam de fase. No meio de semana, a equipe enfrentou o Botafogo, outro ribeirão-pretano do grupo, e ficou no 0 a 0.
Para dar uma resposta e voltar a triunfar na briga por uma vaga no mata-mata, o Comercial foi ao mercado e trouxe o centroavante Frank, de 23 anos, vice-campeão da última Série A4 do estadual com o Paulista de Jundiaí. O atleta deve ser relacionado para seu primeiro compromisso já neste sábado.
A tendência é que Frank brigue pela posição com Felipe Rodrigues, que deixou o campo diante do União com dores, mas deve começar entre os titulares. Outros atletas que estão aptos a entrar em campo são o zagueiro Cristopher e o lateral-direito Arthur, desfalque na rodada passada com um desconforto muscular.
No primeiro turno, o Comercial levou a melhor por 1 a 0, gol de Carlos Bajé, em duelo da primeira rodada. Na última A3, o empate em 1 a 1 estampou o marcador. Já na história, a vantagem é alvinegra: 23 triunfos, 12 empates e 12 derrotas em 47 encontros oficiais. O último tropeço contra os francanos foi em 2018.
Com força máxima, o Leão deve iniciar o clássico regional com: João Lucas; Petuba, Sergipe, Cristopher e Alex Silvério; Felipe Mian, Matheus Prado e Carlos Bajé; Fofão, Marcelo e Felipe Rodrigues.

