Por Hugo Luque
O Comercial faz seu jogo mais importante da temporada até aqui neste sábado (13), às 16h, no Estádio Martins Pereira, contra o São José, pela partida de volta das quartas de final da Copa Paulista. Após vencer a ida no Palma Travassos por 1 a 0, o Leão do Norte joga por um empate para avançar à semifinal.
Nos primeiros 90 minutos, a equipe ribeirão-pretana teve um a mais em campo desde o primeiro tempo e soube aproveitar a vantagem com um gol “chorado de Cristopher”, no segundo tempo. Agora, se vencer ou empatar, o Bafo avança. Se perder por dois ou mais gols, dá São José. Já se o Formigão do Vale triunfar por um gol de vantagem, a decisão será nos pênaltis.
“Não deixa de ser uma vantagem, embora vamos enfrentar uma equipe experiente, matreira. Nós vamos enfrentar como se fosse 0 a 0. Temos de tirar proveito. Por mais experiente que seja, quando você joga em casa, com cinco minutos quer estar ganhando de 5 a 0. Isso pode ser vantajoso para a gente”, disse o técnico Roberval Davino.
Rebaixado em duas temporadas consecutivas no Campeonato Paulista, o Comercial chegou desacreditado à Copa Paulista. Contudo, o plantel montado por Pinho e Davino surpreendeu e faz excelente campanha. Por conta disso, mesmo em caso de eliminação nesta tarde, o treinador está satisfeito com o que foi apresentado.
“Insucesso não existe mais. Chegamos aqui e o time não tinha ninguém, só meninos da base que estão na reserva hoje. Conseguimos esses jogadores que vieram na situação atual do Comercial e estão fazendo um grande trabalho, independentemente de passar ou não. Pode ter certeza que não há insucesso aqui. O que pode acontecer é, pela qualidade do São José e por eles decidirem em casa, eles nos vencerem, porque futebol é isso. Acredito que vamos ter um grupo dedicado, buscando o resultado e a classificação. Se vier, vamos para mais um mata-mata. Não chegando, estou com meu acerto até outubro junto de todos os jogadores que vieram. A partir daí fica a critério de quem administra, o que vai planejar para a A4”, acrescentou.
Neste mata-mata, o Bafo enfrentou a Inter de Limeira e, com uma derrota e uma vitória, passou nas penalidades. Já o São José vem de classificação também nos penais, mas diante do São Bento, após dois empates por 1 a 1.
O Leão leva confortável vantagem na história deste confronto por competições oficiais, com 12 vitórias, 12 empates e cinco derrotas. No último encontro por um mata-mata, o conjunto ribeirão-pretano levou a melhor na semifinal da Segunda Divisão do estadual de 2018 e subiu para a Série A3.
A principal dúvida para o jogo crucial desta tarde é o meia-atacante Carlos Bajé. De fora de todos os jogos eliminatórios até aqui, o principal armador alvinegro sofre com um problema no pé, mas pode aparecer no banco de reservas – é o que Roberval Davino disse esperar, embora sem criar grandes expectativas.
Assim, um provável 11 inicial tem: João Lucas; Wellington Petuba, Sergipe, Cristopher e Alex Silvério; Felipe Mian, Matheus Prado e Fofão; Frank, Marcelinho e Felipe Rodrigues.

