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Compras de Natal devem beneficiar 1,8 milhão de pequenos negócios no estado de São Paulo

As vendas de Natal devem beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no Estado de São Paulo este ano | Foto: Sincovarp

As vendas de Natal devem beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no
Estado de São Paulo este ano. Do total, 1,34 milhão são Microempreendedores
Individuais (MEIs) e 534 mil são micro e pequenas empresas, segundo pesquisa do
Sebrae-SP.

O levantamento revela que os itens mais buscados nos pequenos negócios serão
roupas e calçados (63%), produtos de beleza e perfumaria (48%) e brinquedos, jogos de
tabuleiro e baralhos (43%). Cada consumidor pretende comprar, em média, quatro
presentes em empresas de pequeno porte, com gasto estimado de R$ 125 por item.

O cenário aponta um relativo otimismo já que 80% dos consumidores afirmam que
pretendem gastar mais ou o mesmo que em 2024, sendo 60% com intenção de
aumentar os gastos e 20% de mantê-los. Apenas 18% planejam reduzir o valor destinado
às compras natalinas.

“A intenção mostrada na pesquisa de que 60% dos entrevistados planejam gastar mais
do que em 2024, e 20% planejam gastar o mesmo, indica uma economia aquecida em
relação ao comércio, o que alimenta o movimento dos pequenos negócios, fortemente
dependentes do consumo interno”, afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro João
Gonçalves.

O período das compras também já está definido para boa parte dos consumidores: 44%
devem adquirir os presentes cerca de 15 dias antes do Natal; além disso, 41% disseram
pretender aproveitar promoções e descontos.

Como ocorre normalmente, o 13º salário aparece como elemento decisivo para aquecer
o comércio, pois 77% dos entrevistaram disseram que usarão ao menos uma parte do
dinheiro extra para as compras.

A pesquisa mostrou também que os fatores que mais influenciam a decisão de compra
são preço, resposta de 35%; qualidade dos produtos, 34%; e ofertas e promoções, 29%.

A preferência pelo atendimento presencial permanece forte: 32% dos consumidores
pretendem fazer todas as compras em lojas físicas, e outros 32% planejam realizar a
maior parte nesse formato. Compras totalmente online são a opção de apenas 4%.

Quando procuram informações para comprar, os consumidores utilizam
principalmente as redes sociais (53%), lojas virtuais (52%) e lojas físicas (51%).

De acordo com o levantamento, Pix tem a preferência como meio de pagamento: 52%;
assim como a predominância do pagamento à vista, 64%.

A pesquisa

A pesquisa “Natal 2025” foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma com a opinião
dos empreendedores, realizada por telefone, em colaboração com a Fundação Seade.
A segunda foi feita com consumidores por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil,
entre 29 de outubro e 9 de novembro.

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