As vendas de Natal devem beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no
Estado de São Paulo este ano. Do total, 1,34 milhão são Microempreendedores
Individuais (MEIs) e 534 mil são micro e pequenas empresas, segundo pesquisa do
Sebrae-SP.
O levantamento revela que os itens mais buscados nos pequenos negócios serão
roupas e calçados (63%), produtos de beleza e perfumaria (48%) e brinquedos, jogos de
tabuleiro e baralhos (43%). Cada consumidor pretende comprar, em média, quatro
presentes em empresas de pequeno porte, com gasto estimado de R$ 125 por item.
O cenário aponta um relativo otimismo já que 80% dos consumidores afirmam que
pretendem gastar mais ou o mesmo que em 2024, sendo 60% com intenção de
aumentar os gastos e 20% de mantê-los. Apenas 18% planejam reduzir o valor destinado
às compras natalinas.
“A intenção mostrada na pesquisa de que 60% dos entrevistados planejam gastar mais
do que em 2024, e 20% planejam gastar o mesmo, indica uma economia aquecida em
relação ao comércio, o que alimenta o movimento dos pequenos negócios, fortemente
dependentes do consumo interno”, afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro João
Gonçalves.
O período das compras também já está definido para boa parte dos consumidores: 44%
devem adquirir os presentes cerca de 15 dias antes do Natal; além disso, 41% disseram
pretender aproveitar promoções e descontos.
Como ocorre normalmente, o 13º salário aparece como elemento decisivo para aquecer
o comércio, pois 77% dos entrevistaram disseram que usarão ao menos uma parte do
dinheiro extra para as compras.
A pesquisa mostrou também que os fatores que mais influenciam a decisão de compra
são preço, resposta de 35%; qualidade dos produtos, 34%; e ofertas e promoções, 29%.
A preferência pelo atendimento presencial permanece forte: 32% dos consumidores
pretendem fazer todas as compras em lojas físicas, e outros 32% planejam realizar a
maior parte nesse formato. Compras totalmente online são a opção de apenas 4%.
Quando procuram informações para comprar, os consumidores utilizam
principalmente as redes sociais (53%), lojas virtuais (52%) e lojas físicas (51%).
De acordo com o levantamento, Pix tem a preferência como meio de pagamento: 52%;
assim como a predominância do pagamento à vista, 64%.
A pesquisa
A pesquisa “Natal 2025” foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma com a opinião
dos empreendedores, realizada por telefone, em colaboração com a Fundação Seade.
A segunda foi feita com consumidores por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil,
entre 29 de outubro e 9 de novembro.

