Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto da USP terá maestro convidado


A USP-Filarmônica, orques­tra jovem de alunos do Departa­mento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – vinculada à Universidade de São Paulo (USP) –, volta ao Theatro Pedro II nesta terça-feira, 25 de junho, às 20h30, para apresentar seu 122º concerto, com a parti­cipação do maestro convidado Vantoil de Souza Junior, coor­denador do projeto Música nas Escolas e diretor artístico da Or­questra Sinfônica de Barra Man­sa (RJ). Apresentação acontece na próxima terça-feira, dia 25 de junho, às 20h30, no Theatro Pe­dro II, com entrada gratuita.

Mestre em música pela Uni­versidade Federal do Rio de Ja­neiro (EM-UFRJ), o maestro Vantoil de Souza Junior vai reger o “Concerto para fagote e or­questra” (2004), de Liduino Pi­tombeira (*1962), com seus três movimentos: “Patativa do Assa­ré”, “Quarup” e “Choro”. A obra terá participação do fagotista Jeferson Souza, mestre em mú­sica pela EM-UFRJ como solista convidado. A noite conta ainda com a íntegra do “Concierto de Aranjuez para violão e orques­tra” (1939), de Joaquín Rodrigo Virde (1901-1999), com três movimentos, e participação do solista de violão André Eiva Pfeiffer (aluno de graduação da FFCLRP-USP).

Para encerrar o concerto, a obra “Mourão” (1950), de César Guerra-Peixe (1914-1993), com novas partes de sopros e percus­são por Rubens Russomanno Ricciardi. A entrada nos concer­tos da USP-Filarmônica é sem­pre aberta e gratuita. Em Ribei­rão Preto não é feita a impressão de ingressos. O mesmo repertó­rio será levado ao Teatro Flores­tan Fernandes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na Rodovia Washington Luiz nº 235, na quarta-feira (26), às 20h30, em São Carlos. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (16) 3315-3136.

A USP-Filarmônica tem duas flautas, um oboé, uma cla­rineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contra­baixos.

É formada por alunos do Departamento de Música FF­CLRP-USP, que promove sé­ries mensais de concertos. Os maestros Rubens Russomanno Ricciardi e José Gustavo Julião Camargo atuam na direção ar­tística desde a sua fundação.

O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro His­tórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pes­soas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente con­ta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não tem restrição de idade.

Vantoil de Souza (maestro convidado)
Graduado em direito e em música pelo Centro Universitá­rio de Barra Mansa, é também mestre em música pela EM-U­FRJ. Atuou como contrabaixis­ta na Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Goiânia e na Orquestra da Universidade Federal de Goi­ás (UFG). Estreou nos Estados Unidos, regendo concerto dedi­cado à música latina, no Carne­gie Hall, em Nova York.

Pesquisador em educação musical, coordena projetos para escolas brasileiras e coordena o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, que atende mais de 22 mil alunos, em 72 unida­des educacionais do município e cinco unidades do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é se­cretario municipal de Educação de Barra Mansa. É também fun­dador e diretor artístico da Or­questra Sinfônica de Barra Man­sa, da qual é o maestro principal.

Jeferson Souza (fagote)
Mestre em música e bacharel em fagote pela EM-UFRJ, aluno de Aloysio Fagerlande. Integrou as orquestras sinfônicas de Barra Mansa e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi aluno de intercâmbio na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alema­nha, aluno de David Tomas-Re­alp.

Já foi músico convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Petrobrás Sinfônica, Or­questra Sinfônica Municipal de São Paulo e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Atualmente é fagotista do Quin­teto Lorenzo Fernandez e da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Flumi­nense (UFF), em Niterói.

André Eiva Pfeiffer (violão)
Natural de Santos, é aluno de graduação de Gustavo Sil­veira Costa pelo Departamen­to de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se como solista da USP-Filarmônica, neste con­certo, por conta de seus mé­ritos artísticos e acadêmicos, indicado pelo conjunto de professores do Conselho da USP-Filarmônica.

Postagens relacionadas

UEFA se deu muito mal ao querer contestar força da TV no Brasil

William Teodoro

Em nova fase da novela ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’, atores irão trocar de corpos

William Teodoro

‘Kardec’ é sobre o cientista e o educador

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com