Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto traz obras dos séculos 18 e 19 para o Pedro II nesta terça

USP Filarmônica retoma a série Concertos USP e apresenta, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, um programa que reúne obras dos séculos XVIII e XIX (André Estevão)

Nesta terça-feira, 26 de agosto, às 20 horas, a USP Filarmônica retoma a sua série Concertos USP e apresenta, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, um programa que reúne obras dos séculos XVIII e XIX – com solistas professores convidados de destaque no cenário acadêmico e musical brasileiro, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. 
 
A abertura será com o Concerto para piano e orquestra em Fá menor BWV 1056”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Composto por volta de 1730, o concerto é parte de uma série escrita para o Collegium Musicum de Leipzig. O solista convidado será o renomado pianista Marcus Vinícius Medeiros Pereira, professor do Departamento de Música e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 
 
Em seguida, a orquestra apresenta Moro, lasso al mio duolo, madrigal do grande compositor maneirista italiano Carlo Gesualdo (1566-1613) – originalmente escrito para coral a cinco vozes, em 1611. A versão apresentada foi transcrita para orquestra de cordas por Rubens Russomanno Ricciardi. Trata-se de uma das mais experimentais e ousadas composições da história da música – soando tanto moderna e quanto instigante ainda hoje, por conta das suas dissonâncias e progressões harmônicas inusitadas. 
 
A famosa chotiça Yara (cuja melodia foi utilizada nos Choros nº 10”, de Heitor Villa-Lobos, 1887-1959), composta no Rio de Janeiro, em 1895, pelo maestro carioca Anacleto de Medeiros (1866-1907), ganha agora nova versão para trompa e cordas – outro arranjo do maestro Rubens Russomanno Ricciardi – tendo como solista Lucca Zambonini Soares, professor convidado do Instituto de Artes da Unicamp e da Orquestra Sinfônica de Campinas. 
 
A apresentação da USP Filarmônica segue com o Concerto nº 1 para flauta e orquestra em Sol maior KV 313”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), composta em 1777, ainda nos tempos da juventude do compositor em Salzburgo. O solista será Rubem Eloy Schuenck, professor convidado da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF de Niterói e do Quinteto Villa-Lobos do Rio de Janeiro. 
 
O encerramento do concerto fica por conta de Uma brincadeira musical (Ein musikalischer Spaβ) KV 522, também de Mozart. A obra, composta em Viena, em 1787, é uma crítica bem-humorada aos compositores diletantes – uma sátira aos clichês e à falta de imaginação dos pequenos mestres da música.  
 
As récitas são gratuitas e abertas ao público, seguindo o princípio de democratização no acesso às artes, promovida pela Universidade de São Paulo. Em Ribeirão Preto, as apresentações são com entrada livre e gratuita, sem reserva de ingressos.  
 
A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II. Na ocasião, a USP Filarmônica recebe apoio técnico da Associação Filadelfia. 
 
USP Filarmônica – Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados.  
 
Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita.  
 
Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público. 
 
Durante o ano de 2025, pela série regular da temporada, a USP Filarmônica realizará doze concertos em Ribeirão Preto e oito concertos em São Carlos.  
A orquestra estará, ainda, em cidades como Jardinópolis, Franca, São Paulo, Juiz de Fora e São Paulo (Museu Paulista e Sala São Paulo). 
Concerto traz  obras  
Informações – Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da USP recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Teatro do Campus fica no balão central, na avenida Bandeirantes nº 3.900, Cidade Universitária.  
 
O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo, segundo consta no site da Fundação Dom Pedro II.  
 
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança.  
 
Atualmente conta com 1.200 lugares. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos por causa do horário, mas eles podem entrar acompanhados. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional. 

Postagens relacionadas

Theatro Pedro II recebe músicos

Redação 1

A rotatividade na TV também acaba com uma etiqueta de muito tempo

William Teodoro

“O Sumiço de Elsa” é opção para o fim de semana

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com