Na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, foi lançado no Palácio Rio Branco, pelo secretário municipal de Assistência Social e vice-prefeito, Carlos Cezar Barbosa, o concurso cultural “Place Branding – Uma marca para Ribeirão Preto”. Também participaram o secretário de Turismo, Edmilson Domingues, e os idealizadores do projeto, Paula Russo e Augusto Carminati.
O objetivo do projeto é selecionar as melhores propostas para a criação de uma logomarca para Ribeirão Preto, no intuito de gerar uma revitalização do espírito local e da credibilidade de Ribeirão Preto, num momento em que ela se consolida como a força motriz de sua Região Metropolitana que tem cerca de 1,67 milhão de habitantes espalhados por 34 cidades.
Espera-se que a contribuição da população e também de profissionais especializados gerem interesse e deem novo sentimento à cidade no geral, para conquistar ainda mais notoriedade regionalmente, nacional e até no âmbito internacional, expandindo os potenciais econômicos, sociais e turísticos da cidade.
Para Barbosa, não há ninguém melhor que a população para construir a marca da cidade. “Eu tenho absoluta certeza de que o concurso será um sucesso. Ribeirão Preto está saindo da situação difícil de quando nós assumimos a prefeitura e está seguindo o rumo do desenvolvimento, se não a passos largos, mas a passos moderados e de forma muito responsável”, afirm o vice-prefeito.
“Ribeirão Preto é uma cidade muito forte e temos que propagar e explorar cada vez mais todo esse nosso potencial, divulgando Ribeirão Preto para que possamos receber aqueles que vierem para nossa cidade, com melhor qualidade, com mais agilidade, para que sejamos uma cidade inteligente, global e conectada”, disse Edmilson.
Para Augusto Carminati, um dos idealizadores do concurso, a ideia é fazer com que as pessoas desenvolvam ou ajudem a desenvolver a logomarca da cidade. “Nós fomos criteriosos para deixarmos bem aberto esse concurso. Assim, toda a população pode participar”, falou Augusto.
“Temos que lembrar que Ribeirão Preto é capital de uma região metropolitana. Um ponto de atração, investimento e turismo. Temos que pensar sempre no futuro da cidade e a gente acredita que isso só pode ser feito através da população e dos empresários, que estimulam isso”, articulou Paula Russo, outra idealizadora do concurso.
Qualquer pessoa pode participar e fazer sua inscrição a partir desta quinta-feira, dia 28 de setembro, desde que cumpra os requisitos exigidos, e vai até o dia 10 de novembro. Cinco trabalhos serão escolhidos e receberão menções honrosas, e o autor da logomarca escolhida receberá um prêmio de R$ 5 mil.

