Serão restaurados os paralelepípedos do terminal rodoviário urbano do distrito de Bonfim Paulista
O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) autorizou, em reunião extraordinária nesta terça-feira, 16 de dezembro, que a prefeitura de Ribeirão Preto faça a recuperação e restauro dos paralelepípedos do Terminal Rodoviário Urbano Mário Ricci, no distrito de Bonfim Paulista, na Zona Sul.
O pavimento fica na rua Professor Felisberto Almada nº 169 e é tombado como patrimônio histórico.
A restauração será coordenada pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Zeladoria e de Obras Públicas, que enviaram oficio pedindo a autorização ao Conppac. No dia 30 de julho, a prefeitura de Ribeirão Preto entregou a revitalização da praça Barão do Rio Branco, em Bonfim Paulista, próxima ao terminal.
Com investimento de R$ 2,7 milhões, a reforma completa transformou o espaço em um ambiente moderno e acolhedor, com destaque para a primeira fonte interativa iluminada da cidade, com jatos sincronizados de luzes – o conjunto de água e iluminação muda de cor, criando um espetáculo visual.
A nova praça também conta com área pet, bancos, mesas e espaço para alimentação, promovendo mais conforto, lazer e convivência para os moradores. A requalificação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, dentro do plano de recuperação e modernização das áreas públicas da cidade.
Outro local com paralelepípedos que o Conpacc aguarda por reuperação são os existentes ao lado do Palácio Rio Branco, antiga sede do Executivo – que atualmente está sendo restaurado. O pavimento compreende a via localizada ao lado da praça Barão do Rio Branco, onde fica o palacete, entre as ruas General Osório e rua Duque de Caxias. A prefeitura ainda não se posicionou sobre o restauro deste local.

