Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Consciência Negra não é feriado em Ribeirão Preto desde 2016

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, O Dia da Consciência Negra foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi. A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Em Ribeirão Preto, porém, deixou de ser feriado desde 2016. No final de 2015, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) considerou ilegal a lei municipal 10.057 de 2004.

O processo teve início com uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), a partir de uma representação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O MPE questionou a instituição da lei municipal por violar a federal nº 9.093/95. De acordo com o artigo 2º desta lei, são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em leis do município, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, nesta incluída a Sexta-Feira da Paixão. A prefeitura chegou a recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal Federal (STF), mas não obteve sucesso no pedido.

Postagens relacionadas

Anvisa suspende venda de lote das balas da marca Dori por suspeita de Salmonella

Redação 2

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Pesquisa indica nível de evaporação de água de represas brasileiras

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com