Tribuna Ribeirão
Artigos

Contra os juros abusivos impostos pelo Banco Central 

Valdir Avelino * 
[email protected] 
 
A alta de juros desestimula o consumo em nossos municípios, pois as pessoas e empresas tendem a economizar ou adiá-lo ao invés de tomar empréstimos ou financiamentos. Isso afeta a arrecadação de impostos, reduzindo a capacidade de investimento em um serviço público fortalecido, amplo e valorizado. É por isso que a luta contra os juros altos definidos pelo Banco Central é parte da nossa batalha em defesa dos servidores e do serviço público municipal. 
 
Infelizmente, parece que a mudança no Banco Central (BC) não fez diferença alguma até o momento. O novo presidente do BC, indicado pelo atual governo, segue o mesmo espírito do seu antecessor, indicado pelo governo anterior. Contra o interesse do Brasil e dos brasileiros, o Comitê de Política Monetária (Copom) vem aumentando a taxa Selic (juros básicos da economia) mês a mês. As justificativas são sempre as mesmas: a alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global. A decisão do Banco Central só interessa a uma parcela do mercado financeiro.  
 
Todas as principais centrais sindicais brasileiras estão juntas contra a atual condução da política monetária pelo Banco Central e em defesa do desenvolvimento com justiça social. A posição das centrais coincide com a posição do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis: são abusivas e inaceitáveis as taxas de juros que o banco central vem impondo. Isso inibe o crédito, o crescimento e os empregos, prejudicando a economia dos municípios e a classe trabalhadora de um modo geral. 
 
A alta de juros é um obstáculo para o fortalecimento e o crescimento do serviço público municipal, pois juros altos encarecem o crédito, reduzem o consumo e a arrecadação de impostos, o que dificulta a realização de investimentos que seriam importantes para o crescimento econômico e social dos nossos municípios. Para a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais / RPGP é preciso lutar pela a redução dos juros básicos. Só essa medida irá dinamizar a economia em todos os setores, gerando mais empregos e mais salários, que movimentam o comércio, que por sua vez alimenta a indústria e a agricultura. O Banco Central precisa parar com essa sabotagem que vem fazendo há anos contra o povo brasileiro. 
 
*  Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis 

Postagens relacionadas

O Chile e sua literatura (7): Vicente Huidobro

William Teodoro

São Paulo moderniza a educação pública

Redação 1

Os desafios de estudar Inteligência Emocional (4)

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com