Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Copom eleva taxa básica de juros para 14,75%

Disciplina fiscal do governo pode reduzir custo da desinflação (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os fatores que pressionam a inflação seguem aquecidos e, por isso, os juros devem seguir altos no Brasil. Essa é a avaliação do Comitê de Política Monetária do Banco Central. A ata da última reunião, em que a taxa básica de juros subiu para 14,75%, foi publicada nesta terça-feira (13).

Segundo o documento, a atividade econômica e o mercado de trabalho seguem aquecidos, apesar de “uma incipiente moderação no crescimento”, o que aumenta o consumo.

Para o Copom, esfriar esse movimento é importante para reequilibrar oferta e demanda e levar a inflação à meta de 3%, com tolerância de 1,5 para cima ou para baixo. Em abril, ela chegou a 5,53% no acumulado de doze meses, de acordo com o IBGE.

A ata também mostra a necessidade de reformas estruturais e da disciplina fiscal por parte do governo federal para reduzir o custo da desinflação.

O professor de economia da PUC do Rio Grande do Sul, Adalmir Marquetti, acredita que a taxa de juros já está reduzindo o ritmo da economia, mas que deve haver mais um aumento da Selic na próxima reunião do Comitê.

O professor Adalmir Marquetti acredita que a meta de inflação de 3% é muito baixa.

Já o Copom não definiu o próximo passo. O cenário de incerteza e o ciclo de ajuste avançado exige “cautela” e “flexibilidade” para incorporar novos dados sobre a inflação.

As políticas tarifárias dos Estados Unidos são outro ponto de dúvida, segundo a ata. Tanto em relação as próprias ações do governo americano, quanto as respostas dos outros países.

Postagens relacionadas

Moradora do Jardim Manoel Penna denuncia vazamento que ocorre há cinco meses

William Teodoro

PF, GAECO e BAEP prendem 16 em operação na região de RP

Luque

Avenida Pio XII terá nova interdição nesta terça

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com