Por Hugo Luque
No fechamento da temporada de 2025 do futebol brasileiro, o Corinthians encara o Vasco neste domingo (21), às 18h, no Maracanã, pela grande final da Copa do Brasil. Após o empate em 0 a 0 na Neo Química Arena, na última quarta-feira, o vencedor da partida deste fim de semana fica com o troféu.
O Timão tem na Copa do Brasil sua última esperança de chegar à Libertadores do ano que vem. A equipe de Dorival Júnior não fez uma grande apresentação diante de sua torcida, mas precisa de uma simples vitória no tempo normal para voltar a vencer a competição pela primeira vez desde 2009. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.

Tricampeão do torneio nacional, o Corinthians iniciou a campanha neste ano na terceira fase. O time chegou à decisão ao eliminar Novorizontino, Palmeiras, Athletico-PR e Cruzeiro.
Do outro lado, o Vasco busca seu primeiro título desde o Campeonato Carioca de 2016. Vencedor da Copa do Brasil em 2011, o Cruzmaltino, que é comandado por Fernando Diniz, disputou todas as fases do torneio em 2025. O conjunto carioca deixou pelo caminho União Rondonópolis-MT, Nova Iguaçu-RJ, Operário-PR, CSA, Botafogo e Fluminense.
Os corintianos levam vantagem histórica no confronto. Em 108 jogos, foram 49 vitórias, 34 empates e 25 derrotas. Pela Copa do Brasil, foram dois embates eliminatórios e duas classificações paulistas, em 1995 e 2009. Nos dois anos, o Timão conquistou o título.
Sem novos desfalques, o Corinthians deve ter força total na volta. Uma provável escalação tem: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Matheus Bidu e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

