Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

Corpo de Natália será exumado dia 23 de maio

Delegado espera que novos exames feitos em Natalia Garnica, filha e irmã dos suspeitos presos, comprovem se houve envenenamento

Exumação ocorre hoje, às 10h00, no Cemitério de Pontal (Foto: Reprodução)

Por: Adalberto Luque

A Polícia Civil definiu a data em que irá ocorrer a exumação do corpo de Natália Garnica, morta aos 42 anos e irmã dos principais suspeitos da morte da professora Larissa Talle Leôncio Rodrigues, de 37 anos. O procedimento ocorre às 10h00 da sexta-feira (23/05).

Natália está sepultada no mesmo túmulo que a cunhada Larissa. Ela morreu em 9 de fevereiro, supostamente vítima de enfarte. Assim como a cunhada, que morreu envenenada um mês e meio depois, Natália não tinha problemas de saúde.

A Delegacia de Homicídios, que investiga o caso de Ribeirão Preto, a partir dos restos mortais, vai tentar encontrar indícios de envenenamento. O laudo dos exames que serão realizados por peritos do Instituto Médico Legal (IML) não tem data definida para ser concluído.

Delegado aguarda resultado de perícia digital realizada em seis telefones (Foto: Alfredo Risk)

Perícia digital

A investigação se aprofunda em busca de evidências técnicas e provas digitais que possam conectar os casos. Estão sendo examinados seis telefones celulares, três deles pertencentes ao médico, um da sua mãe, um da amante de Garnica e o outro de Larissa.

Mesmo que os arquivos sejam apagados, a polícia deve usar programas que ajudem a recuperar o conteúdo de mensagens e fotos. A análise dos aparelhos pode produzir provas importantes.

Defesa quer contraprova

Defesa de Elizabete vai pedir contralaudo para constatar se resultado que apontou envenenamento por “chumbinho” será mantido (Foto: Alfredo Risk)

A defesa de Elizabete Eugênio Arrabaça Garnica, de 67 anos, sogra da vítima e considerada suspeita pela Polícia Civil, afirmou que vai pedir um contralaudo para constatar se realmente houve morte por envenenamento, causado por “chumbinho”.

O advogado explicou que quer a certeza de que o laudo não seja um falso positivo. Se negativo, o advogado espera provar que a substância não poderia ter causado a morte de Larissa, o que poderia provar a inocência de Elizabete.

Na cadeia

Garnica, que é médico, se ofereceu para ajudar no socorro a preso que teria tentado suicídio na cela (Foto: Divulgação)

O médico Luiz Antônio Garnica, de 38 anos, que segue preso na cadeia pública de Santa Rosa de Viterbo, voltou a ser ouvido em um boletim de ocorrência. Desta vez, por um socorro que ele prestou a outro detento na cela.

O caso ocorreu na madrugada da quinta-feira (08/05). De acordo com o documento, Garnica estava em sua cela e ouviu de outros presos que um homem havia tentado suicídio. Ele se identificou como médico e se ofereceu para ajudar.

Usando luvas, Garnica notou um corte na artéria do detento – que não tinha outros sinais de violência pelo corpo. Imediatamente ele estancou o ferimento até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Advogados negam culpa

As investigações prosseguem. Paralelamente, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) estuda a ampliação do inquérito para incluir possíveis crimes anteriores envolvendo a família.

Se confirmadas as suspeitas, o caso pode se transformar em um dos mais perturbadores registros de envenenamento em série da história recente do estado de São Paulo. Os advogados de defesa negam a culpa de seus clientes e ambos ingressaram com pedidos de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), mas o desembargador Luís Augusto de Sampaio Arruda negou os recursos.

Defensores de filho e mãe afirmam que ambos são inocentes (Foto: Redes Sociais)

Não há como saber areal situação processual do paciente, sendo indispensáveis informações da autoridade judiciária apontada como coautora para o exame da pretensão”, justificou o magistrado na decisão. Sobre a exumação, dizem que Elizabete Arrabaça está tranquila porque a análise não encontrará vestígios de envenenamento porque não houve crime.

Os advogados Bruno Corrêa Ribeiro e João Pedro Soares Damasceno são defensores de Elizabete Eugênio Arrabaça Garnica e Heráclito Antônio Mossin e Júlio César de Oliveira Guimarães Mossin defendem o filho dela, Luiz Antônio Garnica.

Entenda o caso

Larissa foi encontrada morta em seu apartamento, no Jardim Botânico, zona Sul de Ribeirão Preto, na manhã de 22 de março. Seu marido, o médico ortopedista Luiz Garnica, foi quem encontrou o corpo caído no banheiro.

No primeiro boletim de ocorrência do caso, ele disse ter chegado e encontrado a mulher desfalecida. Depois colocou-a na cama, acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas ela já estava morta e não reagiu aos estímulos.

Larissa foi encontrada morta pelo marido, no chão do banheiro do apartamento onde moravam (Foto: Redes Sociais)

O exame necroscópico foi inconclusivo em relação à causa da morte, mas exame toxicológico apontou que a professora foi envenenada por “chumbinho”. Depois de ouvir várias testemunhas, o delegado do caso, Fernando Bravo, pediu a prisão preventiva do médico e de sua mãe, Elizabete Eugênio Arrabaça Garnica, de 67 anos, por considerar ambos suspeitos de envenenar Larissa.

Os advogados de defesa negam a culpa de seus clientes e ambos teriam ingressado com pedidos de habeas corpus, que foram negados.

 

_______________________

 

Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

Postagens relacionadas

Ribeirão Rodeo Music começa venda de ingressos em pontos físicos

William Teodoro

Justiça aceita denúncia do MPE e contador vira réu nos atropelamentos na Via Norte

Redação

Plenário do STF deve  decidir caso X  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com