Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cresce venda de produtos eróticos na pandemia

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O mercado de produtos eróticos é um dos que mais cresce todos os anos no Brasil e no mundo. Só em 2019, se­gundo a Associação Brasilei­ra de Empresas do Mercado Erótico (ABEME) a evolução foi de 8% se comparada com o ano anterior, e em 2020, o crescimento foi de 12%, qua­se o dobro.

O isolamento social provo­cado pela pandemia aqueceu ainda mais o segmento, tanto para casais em busca de api­mentar a relação, quanto para solteiros em busca de diver­são. É o que conta a empresá­ria de Ribeirão Preto Rosana Simmi, que aos 38 anos, se tornou proprietária do Sex Shop Donna Intimates.

Fundada em 2017, a loja começou diferente da maio­ria dos grandes negócios. Não havia estrutura física, pelo contrário, segundo Ro­sana, no começo da carreira ela vendia seus produtos de porta em porta.

“Sempre fui muito aberta quando o assunto é sexualida­de, inclusive, antes de começar a empreender, tive um blog de contos eróticos e um grupo feminino no Facebook, onde ouvia muitas histórias íntimas das mulheres integrantes. Com isso, tive a ideia de vender al­guns géis e pequenos vibrado­res a domicílio”, conta.

O isolamento social provocado pela pandemia aqueceu ainda mais o segmento, tanto para casais em busca de apimentar a relação, quanto para solteiros em busca de diversão

No segundo ano de empre­endimento Rosana e o mari­do decidiram dar um passo à frente e investiram na criação de um site para a venda de pro­dutos eróticos na internet. Na época, ter um e-commerce não era uma realidade de todas as empresas, principalmente para as menores, mas mesmo as­sim, o casal seguiu em frente e decidiu mudar sua vida.

“Em 2018 montei um site junto com meu esposo e pas­samos a vender pela internet, ainda como MEI. Em 2019 meu marido largou o emprego e entramos de cabeça no negó­cio! Ele fazia a parte adminis­trativa e estrutural da empresa e eu ficava com a parte comer­cial e produção de conteúdo para mídias digitais”, comenta a empresária.

Pandemia serviu como divisor de águas
Antes de ser empresária, Rosana Simmi trabalhou em diversas áreas. Já foi depilado­ra, motogirl e vendedora de shopping, mas foi com a venda de produtos eróticos que ela se encontrou. Após realizar o investimento do site, Rosana conta que o crescimento não era grande, mas constante e com o início da pandemia no Brasil, sentiu medo de como tocaria seu negócio. “Quan­do aconteceu a pandemia, era tudo muito incerto, mas feliz­mente tivemos uma grande surpresa com o site”.

Em 2020, devido ao cres­cimento do e-commerce e da procura por brinquedos eró­ticos, o site Donna Intimates precisou ser trocado de plata­forma para conseguir acom­panhar essa transformação de venda. “Foi uma loucura, já que a pandemia trouxe um grande aumento repentino pela procura de sex shops”, re­lembra a empreendedora.

Os números não mentem
Atualmente, além de atender demandas de for­ma nacional, Rosana Simmi conquistou mais de 195 mil seguidores no Instagram da loja, e, além de realizar ven­das, também utiliza esse es­paço para conversar sobre assuntos que podem ser con­siderados tabus por muitos.

Para a empresária, que ca­tiva seus seguidores com seu carisma e espontaneidade, ainda existem alguns empe­cilhos para crescer cada vez mais, mas relembra que isso é apenas um momento. “Eu sinto muito orgulho disso tudo. Como todos imagi­nam ou sabem, é muito difí­cil crescer no Instagram sem um grande aporte financeiro, principalmente nesse ramo, onde ainda sofremos com al­gumas restrições de conteú­do, como por exemplo, fazer posts patrocinados na plata­forma, mas através de muita perseverança, estudo e de­dicação diária, fomos con­seguindo chegar até aqui. Hoje sentimos que estamos muito mais fortalecidos”, fi­naliza a empresária.

Além dos grandes números e engajamentos na rede social, o site carro chefe da marca também possui grandes nú­meros e um belo engajamen­to. Segunda a proprietária, só em 2021, o e-commerce alcançou 65 mil vendas por mês, somando 780 mil com­pras no ano passado e acaba de inaugurar um showroom, para atendimento personali­zado em Ribeirão Preto, inte­rior de São Paulo.

Produtos chegam ao consumidor em embalagens discretas

O que esperar do futuro?
Até o momento, o casal continua com sua parceria no formato de e-commerce, mas segundo Rosana Simmi, 2022 pode ser o ano de grandes no­vidades e inaugurações. “Eu sempre amei o chão de loja e o atendimento presencial. É meu foco promover novas ex­periências transformadoras no assunto, por isso estamos pre­parando uma loja física com grandes diferenciais”.

Também há público mas­culino, em menor número. Eles contam que os relatos de clientes que tiveram melhora na vida íntima, sejam casais ou solteiros, são frequentes e incentivam ainda mais o tra­balho. “Passando para dizer que adoro comprar brinque­dinhos e acessórios para tentar satisfazer ao máximo meu es­poso”, conta uma cliente pelos comentários do site. “Os pro­dutos chegaram bem embala­dinhos e em uma caixa super discreta”, agradece outra. “Ado­ro essa loja, tanto que já indi­quei a várias amigas”, conclui.

Postagens relacionadas

Ano Macalé será lançado em RP 

William Teodoro

Vereador critica suspensão da imunização no carnaval

William Teodoro

Bosque registra 95 mil ‘visitas’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com