Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Dança flamenca é atração na região 

Público poderá acompanhar uma apresentação envolvente, repleta de dança, música e elementos históricos, que expressam o sentimento do povo espanhol 

O espetáculo “A Compá del Tiempo” levará, gratuitamente, às cidades de Bebedouro, Batatais e São Simão, os sentimentos da arte flamenca (Divulgação/Carol Robatini)

O espetáculo “A Compá del Tiempo” levará, gratuitamente, às cidades de Bebedouro, Batatais e São Simão, um misto de dança, música, história e os sentimentos representados pela arte flamenca. As apresentações acontecem, respectivamente, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, às 19h30. 

A cultura flamenca surgiu do encontro de vários povos refugiados de guerras, inquisições e perseguições que culminaram no sul da Espanha. Neste espetáculo, que tem como objetivo difundir esta cultura envolvente e cheia de significado, o público poderá se encantar com dança e música, ao vivo.

As coreografias são acompanhadas de textos e intervenções audiovisuais, para que a plateia seja envolvida no ritmo forte do espetáculo flamenco e também possa aprofundar seu conhecimento cultural. Os bailaores (bailarinos) se apresentarão com os acessórios tradicionais da dança flamenca, como as castanholas, xales, leques e bata de cola (saia com cauda longa).

“Ao construir esse espetáculo nossa proposta é manter vivas as tradições culturais da dança flamenca e difundir essa arte tão especial, que é uma manifestação das comunidades do sul da Espanha, suas alegrias e sofrimentos, festas e momentos de descontração”, explica a diretora do espetáculo, Carol Robatini.

Até os dez anos de idade, ela viveu no circo e, em 2012, fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto. “A Compá del Tiempo” foi idealizado em 2018, a partir da necessidade de popularizar a arte flamenca em Ribeirão Preto e região. A Casa Aura Flamenca, tem como missão apresentar o flamenco como mais uma opção de arte, expressão e entretenimento.

A proposta artística de “A Compá del Tiempo” vem acompanhada do conceito da universalidade e de que todas as pessoas têm direito a ter acesso à arte. Por isso, o elenco é composto por artistas de diferentes origens, etnias, corpos, idades e pessoas LGBTQIAP+. Em relação à acessibilidade, as intervenções audiovisuais curtas, que acontecem durante o espetáculo, serão legendadas e terão tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 

Os bailaores são Carol Robatini, Sara Lima, Duda Moreira e Jonas Ruedas. O espetáculo conta com os músicos Gustavo Rosa (direção musical e percussão), Allan Harbas (guitarra flamenca), Santy Torres (cante flamenco), Priscila Cubero (canto árabe), Ferndana Onofre (canto sefardí). A direção geral é de Carol Robatini.

A Casa Aura fica na rua João Penteado nº 677, Jardim Sumaré. Desde 2012, a escola oferece aulas de flamenco para adolescentes a partir de 16 anos. Também tem uma turma especial para senhoras. Faz 20 anos que a bailarina e coreógrafa Carol Robatini  se dedica ao estudo, prática e ensino da dança flamenca.

Em Bebedouro, a apresentação será nesta sexta-feira (27), no Teatro Municipal Maurício Alves de Oliveira Júnior. Em Batatais, será n sábado (28), no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, e no domingo (29) em São Simão, no Teatro Municipal Carlos Gomes.

As três sessões terão início às 19h30. A censura é livre.  A entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. A troca dos alimentos pelos ingressos será realizada nas bilheterias dos teatros, das 17h30 às 19 horas.

*

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Botafogo recebe Capivariano em ‘decisão’ pelo Paulista

Pedro Ferro

Comercial perde mais uma na Série A4

Hugo Luque

Lucas Pinheiro Braathen conquista ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com