Técnico quer time com ‘pés no chão’ para buscar título inédito; jogo contra o XV de Piracicaba será o primeiro do país com desafio
Por Hugo Luque
O “patinho feio” está na semifinal da Copa Paulista. Avaliado como azarão pelo técnico Roberval Davino desde a montagem do elenco, o Comercial está a dois jogos de garantir calendário nacional em 2026 e, na visão do comandante, muito disso se deve ao poder coletivo, mas também às mãos de João Lucas.
O goleiro foi fundamental na classificação alvinegra nas oitavas de final, diante da Inter de Limeira, com dois pênaltis defendidos na disputa fora do tempo normal no Palma Travassos. Já nas quartas, contra o São José, sobretudo na volta, no último sábado (13), fez defesas espetaculares que asseguraram mais um triunfo.
“De uma forma geral, [destaco] o coletivo. Mas, de destaque individual, o João foi fantástico. Ele é um goleiro de muita persistência, muita liderança e que pega bola. É goleiro das bolas impossíveis. Meu destaque foi ele, embora minha zaga central tenha dois [jogadores] imbatíveis. Tem três jogos que a gente não toma gol”, enfatizou.
A solidez defensiva tem sido chave para a campanha do Leão do Norte. No total, foram dez gols sofridos em 14 partidas disputadas. Considerando apenas o mata-mata, a rede comercialina balançou apenas uma vez, na ida das oitavas de final, contra a Inter, ainda em agosto.
A torcida está empolgada com o desempenho e sonha com o título jamais conquistado pelo clube. Davino, no entanto, prefere ser mais cauteloso.
“Devagarinho nós vamos lá. O problema é que já tem umas moças bonitas querendo encostar no patinho feio, mas a gente não vai se iludir, não”, brincou. “A gente vai manter como começou para tentar chegar ao objetivo, que é fazer o melhor que nós pudermos.”
Datas – A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou as datas das semifinais nesta segunda-feira. O primeiro jogo será nesta sexta, às 20h, no Palma Travassos, e a volta está marcada para o dia 27, um sábado, às 18h, no Barão de Serra Negra. O jogo na sexta se deve aos preparativos de um show no Palma Travassos e a definição imposta pela FPF.
Série D – O presidente do Comercial, Antônio Campanelli revelou ontem ao Tribuna que o desejo do clube é disputar a Série D, embora tenha deixado claro que ainda ha muito o que caminhar até lá. “precisamos de calndário e a Série D é o melhor para nós. Mas tudo depende da classificacão para final e p título para poder escolher. Lembrando que o campeão da Copa Paulista tem prioridade de escolha entre Copa do Brasil e Série D. O vice herda o que o campeão não optar.

