Tribuna Ribeirão
Geral

Defesa Civil alerta para temporais

A Defesa Civil do Estado alerta para a previsão de chu­vas intensas em diversas regi­ões de São Paulo até o domin­go de carnaval, 19 de fevereiro. De acordo com a previsão me­teorológica, o volume de chu­vas pode alcançar de 80 milí­metros a 250 milímetros.

A região onde pode ocorrer o maior volume de chuvas é no Litoral Norte, com possibilida­de de até 250 milímetros neste final de semana. Na Baixada Santista, a previsão meteoroló­gica indica que pode haver até 150 milímetros de chuvas.

Em Barretos e Franca, o to­tal de chuvas pode alcançar até 100 milímetros. Já nas regiões de Ribeirão Preto e Araraqua­ra, o total previsto é de até 80 milímetros de precipitações no final de semana do carnaval. O meteorologista Willian Mi­nhoto, da Defesa Civil de São Paulo, faz um alerta.

Fim de semana
Diz que neste sábado (18) e no domingo, uma frente fria se aproximará do território paulis­ta e criará condições para chu­vas intensas, com momentos de temporais na faixa leste do estado. As precipitações virão acompanhadas por raios, vento e granizo. A temperatura ficará mais amena neste período.

“Diversas regiões do estado estão com o solo encharcado por conta das chuvas desse iní­cio de ano. Infelizmente, a pre­visão aponta para novos tem­porais o que aumenta o risco de deslizamentos. Nosso time da Defesa Civil do Estado de São Paulo está preparado para prestar auxílio imediato em casos de emergência”, afirma o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Apesar do calorão e do mormaço, a previsão é de mais chuva em Ribeirão Pre­to durante o carnaval, segun­do o Climatempo. Entre este sábado e terça-feira (21), são esperados 75 milímetros. Os temporais dão uma trégua na Quarta-Feira de Cinzas (22). Os dados são atualizados dia­riamente. O ribeirão-pretano deve carregar guarda-chuva, sombrinha e capa na mochila.

Sábado
Neste sábado (18), há ris­co de chuva forte em Ribei­rão Preto. A chance de chover é de 90% e são esperados 25 milímetros. A temperatura na cidade fica entre 22 graus Cel­sius e 29ºC, com a umidade oscilando entre 56% e 90%. Os ventos não devem passar de 10 quilômetros por hora (km/h).

Domingo
No domingo, dia 19, a chance de chover é de 90%, e a expectativa é de 15 milíme­tros, o que pode ser indicativo de chuva constante e pancada de chuva forte no final da tar­de. A temperatura fica entre 21 graus e 27ºC, com umidade relativa do ar oscilando entre 67% e 93%. A previsão é de rajadas de vento que podem chegar a 15 km/h.

Na segunda-feira (20), são esperados 15 milímetros e a possibilidade de chover é de 80%, com temperatura entre 20 graus Celsius e 29ºC e umi­dade relativa do ar variando de 55% a 96%. Os ventos no penúltimo dia de carnaval po­dem chegar a 15 quilômetros por hora.

Para terça-feira, 21 de feve­reiro, último dia de folia, são esperados 20 milímetros. A chance de chover é de 83%, se­gundo o Climatempo. A tem­peratura oscila entre 19 graus Celsius e 30ºC, indicando que pode fazer frio de madrugada. A umidade relativa do ar varia de 59% a 84%, Os ventos po­dem atingir 20 km/h.

Na quarta-feira (22) são esperados apenas dois milíme­tros e a chance de chover na cidade chega a 60%. A tempe­ratura mínima será de 21 graus Celsius e a máxima, de 28ºC. A umidade relativa do ar fica entre 56% e 86% e os ventos podem chegar a 20 km/h.

A chuvarada que atinge Ri­beirão Preto desde dezembro tem causado transtornos, mas, de vez em quando, também proporciona belas imagens. Na tarde desta sexta-feira (17), o fotógrafo Alfredo Risk flagrou um imenso e perfeito arco-íris na Zona Sul. Um show de cores.

Mais água
A Defesa Civil orienta o motorista, quando dirigindo sob chuva, a não tentar trans­por obstáculos, evitar passar em pontos alagados, não es­tacionar perto de cabos elé­tricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras. Se estiver ao ar livre, procure abrigo seguro longe de árvores e co­berturas metálicas frágeis.

Desde o início de dezem­bro – o mais chuvoso desde 2020, segundo o Centro Inte­grado de Informações Agro­meteorológicas (Ciiagro) –, temporais vêm causando mui­tos transtornos aos motoristas, pedestres e usuários do trans­porte público por causa de ala­gamentos e quedas de árvores.

Volume
Em 2022, segundo o Ciia­gro, o volume acumulado foi de 334,8 milímetros, 34,2% acima da média prevista de 249,5 milímetros. Em 2020, o volume foi de 468 milímetros. São 365 milímetros no início de 2023, cerca de 36,1% acima da média histórica de janeiro, de 268,2 mm, segundo o Cen­tro Nacional de Monitoramen­to e Alertas de Desastres Natu­rais (Cemaden). Janeiro deste ano já é o primeiro mês do ano mais chuvoso desde 2007.

Postagens relacionadas

Mais de 1.000 rancheiros podem ser expulsos do Rio Pardo

William Teodoro

Adequação viária das avenidas Nove de Julho, Antônio Diederischen e Portugal é liberada para o trânsito

Redação 1

Antônio Machado Sant’Anna – Tráfego será desviado para obras em viaduto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com