A Defesa Civil de São Paulo prevê que o estado irá enfrentar a semana mais crítica do período de estiagem e entrará em nível de emergência para queimadas. Segundo o órgão, a semana será marcada por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, incluindo a região de Ribeirão Preto.
Em razão da situação prevista, o órgão estadual vai mobilizar, pela primeira vez no ano, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes.
Participam do gabinete representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como o Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Departament de Estradas de Rodagem.
“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Na semana passada, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta severo para tempo seco aos moradores de Ribeirão Preto por causa da baixa umidade relativa do ar, inferior a 12%, e para o risco elevado de queimadas (risco emergencial), com possibilidade de temperaturas acima dos 35°C. Foram quatro no inverno até agora, três somente na semana passada.
O texto da mensagem enviada reforça: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”. O alerta Cell Broadcast é enviado a todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G, que estejam dentro da área de risco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que no início do mês havia emitido alerta laranja devido à baixa umidade, expediu alerta vermelho de grande perigo. O aviso pode ser atualizado a qualquer momento. Utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves. A hidratação freqüente é importante, com apoio de garrafas térmicas.
É importante a ingestão de bastante líquido – muita água, suco ou água de coco. Evite atividades físicas, nocivas em tempo seco, além de exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia. também alerta para o uso de bebidas diuréticas (café e álcool). Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

