Por Hugo Luque
A situação está cada vez mais desesperadora para o Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro. O time foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0 nesta sexta-feira (3), no Couto Pereira, pela 30ª rodada do nacional, e mostrou sérios problemas.
Dominada durante os 90 minutos, a equipe de Allan Aal pouco criou. Foram apenas três finalizações contra 25 do Coxa. O resultado ficou até barato para a apresentação do Pantera, que teve de jogar todo o segundo tempo com um a menos após a expulsão de Edson.
Com o tropeço, o Tricolor estacionou nos 29 pontos e permanece na 18ª colocação. O Athletic-MG soma 33 e é o primeiro fora da zona de rebaixamento. O próximo desafio é terça-feira, às 21h35, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, contra o lanterna Paysandu.
O jogo
O Coritiba dominou todo o primeiro tempo e encontrou um Botafogo recuado. Mesmo com a defesa concentrada em volta da área, o conjunto ribeirão-pretano não conseguiu evitar o primeiro gol da noite aos 14 minutos, quando Gustavo Coutinho completou, de cabeça, cruzamento de Iury Castilho para a rede. Não demorou muito para que viesse o segundo.
Dessa vez, foi Castilho quem celebrou. Aos 37, o jogador desviou chute de fora da área de Bruno Melo para marcar o segundo. O que estava ruim piorou aos 43, quando Edson, que voltava de suspensão, acertou uma cotovelada em Coutinho e foi expulso com auxílio do VAR. Na sequência, o zagueiro do Pantera deu um tapa na cara do lateral Zeca.
O Coxa poderia ter feito mais. Quem sabe, até mesmo, uma goleada. Logo na volta do intervalo, Bruno Melo quase marcou, mas parou no travessão. Restou ao Botafogo passar os 45 minutos finais ainda mais posicionado na defesa, em busca de evitar um desfecho ainda pior.
O líder do campeonato cercava a área tricolor e chegou a flertar várias vezes com o terceiro, mas não conseguiu marcar mais gols.

