Tribuna Ribeirão
Saúde

Dose de reforço chega para mais 5 mil pessoas

Foto: Prefeitura/CCS

A Secretaria Municipal da Saúde liberou duas vacinas contra a covid-19 para as pes­soas que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose em Ribeirão Preto. Não é ne­cessário o agendamento pré­vio. Os cidadãos que precisam tomar a primeira ou a segunda dose da Coronavac devem pro­curar a Unidade Básica Distri­tal de Saúde Doutor João Bap­tista Quartin, a UBDS Central, ou as Unidades Básicas de Saú­de (UBS’s) do Castelo Branco e do Jardim José Sampaio.

Já quem precisa da segunda dose da AstraZeneca tem sete unidades de saúde à disposi­ção: as UBS’s de Bonfim Pau­lista, Jardim Juliana, Campos Elíseos, Parque Ribeirão Preto, Vila Mariana e Vila Recreio e o CMSC da Vila Lobato.

Segundo a secretaria, cerca de 90 mil maiores de 12 anos não compareceram para rece­ber a primeira dose e outros 40 mil faltosos deixaram de tomar a carga de reforço. Es­sas 130 mil pessoas represen­tam 20,1% do público-alvo, de 646.326 munícipes, 18,1% da população da cidade, de 720.116 habitantes.

Na segunda-feira (6), por causa da procura elevada entre os adultos de 18 anos ou mais, a Secretaria Municipal da Saú­de emitiu nota informando sobre a suspensão à demanda espontânea para a dose adicio­nal ou terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos.

A partir de agora, em Ri­beirão Preto, para receber a terceira dose adicional será ne­cessário agendamento prévio, disponibilizado no site da pre­feitura de Ribeirão Preto pela Secretaria Municipal da Saúde. A cidade não tem imunizante suficiente para seguir a reco­mendação do Estado.

A secretaria pretendia au­mentar a capacidade de agenda­mento para aplicação da terceira dose a partir desta quarta-feira, para atender cinco mil pesso­as por dia, além da campanha de reforço da vacinação, que acontece neste sábado, dia 11. Eram esperadas 15 mil vacinas ontem. A meta é alcançar a marca de 60 mil pessoas vaci­nadas até dia 15 de dezembro.

Segundo dados do “Vaci­nômetro”, até as 19 horas des­ta quarta-feira, Ribeirão Preto havia aplicado 1.179.417 doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a plataforma, 555.192 pessoas haviam rece­bido a primeira carga, 504.899 a segunda, 20.478 a dose única e 98.848, a de reforço.

Com o total de imunizados com dose única, a segunda e a terceira carga, de 624.225, a taxa de “ribeirão-pretanos” com “ciclo vacinal avançado” chega a 86,7% da população. Ribeirão Preto tem 720.116 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE).

Porém, segundo a Secre­taria Municipal da Saúde, o público-alvo é formado por 646.326 cidadãos de 12 a 90 anos. Neste caso, o índice é 96,6%. Já as pessoas que rece­beram apenas a primeira dose representam, respectivamente, 77,1% e 85,9%.

VEJA TAMBÉM

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

William Teodoro

SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

William Teodoro


Anvisa aprova duas novas 
indicações da semaglutida

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com