Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Educação avalia fluência leitora  

Aplicação da prova é individual e vai até o dia 28 de março; objetivo é analisar o desempenho dos alunos em leitura e compreensão textual 

Educação iniciou no dia 17 a Avaliação de Fluência Leitora para mais de 2.600 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal (Divulgação)  

A Secretaria da Educação iniciou na segunda-feira, 17 de março, a Avaliação de Fluência Leitora para mais de 2.600 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A prova, realizada de forma individual, segue até o dia 28 e tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes em leitura e compreensão textual.

Pretende identificar eventuais dificuldades no processo de alfabetização e subsidiando a formulação de estratégias pedagógicas. Desde 2023, a avaliação ocorre semestralmente, no início e ao final do ano letivo. Em janeiro de 2024, a cidade atingiu 57% de leitores, contra 47% em julho de 2023, aumento de 21%na rede pública municipal. 

Os dados da avaliação foram obtidos entre fim de novembro e princípio de dezembro de 2023. A rede municipal avaliou 87% dos estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental, ou seja, mais de 2.350 alunos da rede tiveram seus desempenhos de leitura registrados.

Durante o processo, professores designados pela gestão escolar gravam a leitura das crianças de 7 e 8 anos por meio de dispositivos móveis, utilizando um aplicativo específico desenvolvido pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A instituição também disponibiliza os instrumentos avaliativos para impressão em plataforma digital. Após a coleta, os registros fonográficos são analisados tecnicamente por especialistas do Caed, que estabelecem um diagnóstico preciso do perfil leitor dos alunos.

“O diagnóstico avalia a leitura dos estudantes em vários níveis, incluindo o reconhecimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar”, “, explica Ivo De Camargo Junior, chefe da Seção de Avaliação e Aprendizagem.

“A análise considera habilidade, fluidez e ritmo de leitura, garantindo uma visão completa do processo de alfabetização”. Professores e agentes pedagógicos conduzem a aplicação nas unidades escolares”, diz. Em 2023, a rede municipal de Ribeirão Preto foi reconhecida pelo governo estadual como uma das cidades com maior percentual de alunos leitores.

Alcançou 57,4% de estudantes nessa categoria e um Índice de Fluência Leitora (IFL) de 4,6. Em 2024, os indicadores mostraram avanço expressivo, com o município atingindo um IFL de 5,5 e 68,5% de alunos considerados leitores. “A meta é garantir que mais de 90% das crianças da rede municipal sejam avaliadas”, finaliza Ivo De Camargo Junior.

VEJA TAMBÉM

Polícia investiga se homem foi envenenado com chumbinho

Luque

Após audiência, Doni alega ‘divergências comerciais’ em acusação de fraude

Hugo Luque

Atropelamento de animais ultrapassa 5 mil no estado

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com