Por: Adalberto Luque
A CPFL Paulista, em parceria com a Polícia Civil, realizou nesta segunda-feira (1º) uma operação de combate a fraudes e furtos de energia em Ribeirão Preto. As inspeções ocorreram em imóveis do bairro Boulevard, zona Sul da cidade, onde foi identificada uma irregularidade em um restaurante que funcionava com a unidade consumidora inativa e sem medidor instalado.
No dia 29 de agosto, a concessionária havia feito ações semelhantes nos Campos Elíseos, zona Norte. Na ocasião, foram flagrados um lava-rápido, cujo medidor não constava no sistema (o equipamento foi recolhido e o ramal de ligação retirado), e um depósito de bebidas, onde também houve a retirada de um ramal clandestino de energia.
As equipes da CPFL Paulista regularizaram as medições e agora irão calcular o volume de energia desviado, valor que será cobrado dos responsáveis. Os proprietários dos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
Segundo a concessionária de energia, inspeções desse tipo têm sido intensificadas com apoio policial para coibir ligações clandestinas e manipulações de medidores. A empresa afirma investir em tecnologias de monitoramento e detecção de fraudes, como inteligência artificial para direcionar operações e sistemas de medição blindada para grandes clientes.
O furto de energia, além de sobrecarregar a rede elétrica e aumentar o risco de interrupções, oferece perigo à vida por possibilidade de choques elétricos. A prática é crime previsto no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção.
A CPFL Paulista reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo “CPFL Energia” ou no site www.cpfl.com.br/fraude.

