Os familiares de pessoas enterradas em jazigos sociais da Prefeitura no Cemitério Bom Pastor – entre 1 de junho de 2021 e 30 de junho de 2022 – terão o prazo de trinta dias para decidirem para onde querem que os restos mortais dos falecidos sejam levados.
A medida também vale para crianças enterradas nos jazigos sociais infantis da prefeitura. Só que neste caso, o prazo atinge os sepultamentos feitos entre 1 de junho de 2022 e 30 de junho de 2023. A Legislação municipal estabelece que os restos mortais de enterrados em jazigos sociais da prefeitura podem ficar neles por três anos sendo transferidos depois para o ossuário geral.
Segundo o Edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de quinta-feira, 3 de julho, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, as famílias interessadas na transferência dos restos mortais para Crematório ou Gaveta/Jazigo particular terão o prazo de 30 dias, contados de 7 de julho de 2025, para procurar a administração do Cemitério, e solicitar o serviço. Após esse prazo, não havendo interesse pelas famílias, os restos mortais serão transferidos para o ossuário geral do Cemitério.
O Cemitério Bom Pastor, localizado no Jardim Zara, na zona Leste da cidade possui uma área de 145.172m², composta em 14 quadras de sepultamentos, uma quadra de ossuários particular, uma quadra administrativa, um centro ecumênico, um almoxarifado, uma cozinha, uma portaria, uma garagem coberta e 10 sanitários. Possui cerca de 16 mil jazigos.
Procurada, a prefeitura se manifestou por nota:
“Para garantir o atendimento à população com serviço de sepultamento social, a Prefeitura realiza a exumação periódica nos jazigos, sendo três anos, exceto para crianças – de 0 a 6 anos- que são dois anos para exumação.
No período referente ao edital, a Prefeitura tem em aberto para exumação 872 gavetas de adultos e 168 gavetas R.N (recém-nascidos )”.

