Casa das Artes estreia o espetáculo gratuito Fuleragem e democratiza o acesso às artes cênicas em Ribeirão Preto
A Casa das Artes dá início à programação do projeto Território Casa das Artes com a estreia do espetáculo “Fuleragem”, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, às 16h, no Parque Raya, em Ribeirão Preto.
A apresentação é gratuita e integra uma série de ações voltadas à democratização do acesso às artes cênicas.
Fuleragem é o novo espetáculo de rua das Inigualáveis Irmãs Cola, dupla que em 2025 completa 10 anos de trajetória no circo. Misturando malabarismo, palhaçaria e humor, as artistas revisitam sua própria caminhada: da sobrevivência nos semáforos às festas de aniversário, da ilusão dourada das redes sociais às ruas da cidade grande, sempre em busca de um reconhecimento que parece nunca chegar.
Nessa jornada, o interior vai junto: os ritmos, os costumes, o sotaque e o café passado na hora. Com sensibilidade e comicidade, as artistas revelam o peso do trabalho e a leveza da insistência, embaladas pela voz persistente do pai que ecoa como promessa e provocação: “amanhã vai ser melhor”.
Além da estreia do espetáculo, a Casa das Artes amplia o acesso da população às artes cênicas ao abrir inscrições para núcleos formativos gratuitos nas áreas de teatro adulto e escrita dramatúrgica, com atividades que acontecerão de janeiro a julho de 2026, além da retomada das aulas do Núcleo de Teatro Adulto em parceria com a Adevirp, voltada para os alunos da instituição.
A iniciativa foi contemplada pelo Edital Fomento CultSP PNAB/PNCV nº 48/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura, reforçando o compromisso da instituição com a formação cultural e o acesso democrático à arte.
Serviço – Espetáculo Fuleragem
Data: 29/01 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Parque Raya – Ribeirão Preto
Duração: 50 minutos
Entrada: Gratuita
Ficha Técnica
Atuação e Dramaturgia: Thais Cola e Tatiane Cola
Direção Cênica: Ana Luíza BellaCosta
Provocação Cênica: Fran Marinho
Orientação Artística: Pedro Milhomens e André Doriana
Treinamento de Monociclo: Mafê Vieira
Treinamento de Malabares: Carol Rigoleto
Trilha Sonora: André Silva
Operação de Som: Bruninho
Direção de Arte: Sabryna Murali e Pepê
Cenário: Thiago Melo, Maurilio Marcari, Sabryna Murali, Pepê
Figurino: Sheyanne Parreira e Pepê
Adereços: Pepê
Ilustração: Baglady
Produção Audiovisual: Coletivo Fuligem
Realização: Casa das Artes – Ribeirão Preto

