Entre os dias 10 e 16 de novembro, Ribeirão Preto recebe o espetáculo “Originário”, solo de dança do artista Luís Silva, que propõe uma imersão em temas como ancestralidade, memória e identidade. As apresentações acontecem em escolas e também no Teatro do Campus da USP, com sessões abertas e gratuitas à comunidade.
Na performance, o corpo se transforma em espaço de rito e reconexão. Silva percorre territórios físicos e emocionais em busca de suas raízes afropindorâmicas, unindo referências afro-periféricas, indígenas e urbanas. “O espetáculo é uma experiência sensorial e poética sobre pertencimento e resistência”, define o artista, natural de Ribeirão Preto e descendente do povo Potiguara.

Além das apresentações, a programação inclui a Oficina de Dança Afro-Cubana, com Mirian Miralles, no dia 12 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Palace. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
O projeto é uma realização da CULTSP e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do ProAC SP, Centro Cultural Palace e Prefeitura do Campus da USP-RP.
Serviço
Espetáculo “Originário” – Luís Silva
Data: 10 a 16 de novembro de 2025
Sessões escolares: E.E. Otoniel Mota, EMEF Sebastião de Aguiar Azevedo II e Teatro do Campus da USP
Sessões abertas:
- 14/11 – 20h30
- 15/11 – 19h
- 16/11 – 16h
Local: Teatro do Campus da USP (Balão Central – Ribeirão Preto)
Ingressos: Entrada gratuita – Retirada pelo Sympla
Oficina de Dança Afro-Cubana – Mirian Miralles
Data: 12/11 – 19h30
Local: Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322 – Centro)
Ingressos: Gratuitos, inscrições pelo Sympla

