Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Estoque de sangue ameaça cirurgias

Divulgação/Hemocentro e Tomaz Silva/Ag.Br.
 Hemocentro de Ribeirão Preto procura doadores: estoque de sangue atingiu situação crítica e ameaça cirurgias eletivas em hospitais da macrorregião

Rede Hemocentro atende 131 hospitais em 249 municípios e faz 95 mil transfusões por ano

O Hemocentro de Ribeirão Preto vem a público manifestar preocupação com os níveis atuais de seus estoques de sangue. Caso não haja um aumento considerável e imediato no número de doações, a instituição alerta para o risco iminente de suspensão das cirurgias e procedimentos eletivos nos hospitais da região.

A doação é a única esperança para quem precisa de transfusão. Segundo o Hemocentro de Ribeirão Preto, a manutenção das cirurgias agendadas depende da solidariedade coletiva para garantia de estoques. Os voluntários devem comparecer o mais breve possível às unidades de coleta. Alguns tipos de sangue estão com o estoque em nível crítico,quase zerado.

Falta de doadores preocupa hospitais

A rede Hemocentro atende 131 hospitais em 249 municípios e faz 95 mil transfusões por ano. Em Ribeirão Preto, quem quiser pode doar diretamente na sede da instituição, no campus da Universidade de São Paulo (USP), de segunda à sexta-feira,das sete às 17 horas, e aos sábados e domingos, das sete da manhã às 12h30.

O outro ponto de coleta fica na rua Quintino Bocaiúva nº 470, perto da Unidade de Emergência do Hospital as Clínicas, e atende às segundas, terças, quintas-feiras e sábados das 7h30 às 12h30. Quarta e sexta-feira abre das 7h30 às 11h50 e das 12h50 às 17h30.

Outras unidades vinculadas são o Hemonúcleo de Franca (avenida Doutor Hélio Palermo nº 4.181 – Vila Santa Eugênia, entrada pela Rua Emílio Bertoni), Bebedouro (avenida Raul Furquim nº 2.010 – Jardim Júlia, anexo ao hospital da cidade). 

Para evitar filas e garantir um atendimento ágil, o agendamento deve ser feito em um dos canais oficiais do Hemocentro: site (www.hemocentro.rp.usp.br) e telefone geral (0800 979 6049).

Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.

Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

VEJA TAMBÉM

Prefeitura informa 
reformulação do PIC

Redacao 5

Moradores relatam 
atraso na coleta do lixo

Redacao 5

Busca por nova CNH cresce em Ribeirão

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com