Tribuna Ribeirão
Mundo

EUA acreditam que avião ucraniano foi abatido por míssil do Irã

WANA NEWS AGENCY

Os Estados Unidos acre­ditam que o avião ucraniano que caiu na quarta-feira (8) em Teerã pode ter sido aba­tido na sequência de um erro. A informação foi divulgada por duas fontes norte-ameri­canas. O Irã já rejeitou a te­oria, argumentando que “não poderia estar mais incorreta”.

De acordo com a agência Reuters, uma fonte norte­-americana revelou que os satélites norte-americanos detectaram o lançamento de dois mísseis iranianos pouco antes da queda do avião que vitimou 176 pessoas. Wa­shington acredita que a aero­nave pode ter sido abatida na sequência de um erro.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse também ter provas de que foi um míssil iraniano que atin­giu o avião.

O acidente aconteceu ho­ras depois do lançamento de mísseis iranianos contra duas bases da coligação interna­cional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Er­bil, no Iraque.

Teerã rejeita acusações
As autoridades iranianas já rejeitaram a tese de que o desastre do Boeing 737 da Ukraine International Airli­ne esteja relacionado com um eventual ataque com mísseis, afirmando que essa teoria “não faz sentido”.

As autoridades ucrania­nas – que enviaram para Teerã uma equipe de 45 in­vestigadores para participar no inquérito em curso – dis­seram nesta quinta-feira (9) que investigam potenciais ce­nários que esclareçam a que­da do avião.

Até ao momento, existem sete possíveis causas para o aci­dente, incluindo um eventual ataque com mísseis e terroris­mo. Por enquanto, “nenhuma é prioritária”, revelou o secretá­rio do Conselho Ucraniano de Segurança e de Defesa Nacio­nal, Sergei Danylov, à agência France Presse.
De acordo com um rela­tório inicial da CAO, a queda do avião esteve relacionada com um “problema” técnico não especificado.

Postagens relacionadas

Indiciado por 37 acusações, Trump teria compartilhado plano confidencial do Pentágono

William Teodoro

Orca mantida em cativeiro por 52 anos será libertada

William Teodoro

Covid-19: OMS prevê que pandemia durará muito tempo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com