Tribuna Ribeirão
Cultura

Evento lembra visita de Santos Dumont

Alberto Santos-Dumont (Santos Dumont) (1872-1932 Photograph beginning of the 20th century Private collection (Photo by Leemage/Corbis via Getty Images)

Aviador assinou Livro de Ouro da Biblioteca Padre Euclides em sua visita há 109 anos


Cento e nove anos depois da visita de Alberto Santos Dumont (1873-1932) à Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, em 1916, o estudioso e colecionador Vanderci Pessotti apresenta a palestra “Asas da imaginação – a vida e as invenções de Santos Dumont” no mesmo endereço, na rua Visconde de Inhaúma nº 490, 1° andar, Centro.

Será neste sábado, 25 de outubro, às dez horas, com entrada gratuita. Nesta quinta-feira (23) foi comemorado o Dia do Aviador, homenagem ao pai da Aviação. Pessotti é publicitário e foi diretor do Museu Santos Dumont, no município vizinho de Dumont, por doze anos.

Foto Bis

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont voou com o 14 Bis, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, e aterrissou

Apaixonado pela história de um dos maiores aviadores do mundo, ele também coleciona peças e documentos. 

Durante a palestra, ele apresentará algumas peças de sua coleção particular como réplicas de caricaturas antigas de desenhos técnicos do Santos Dumont, além de medalhas e livros escritos pelo próprio aviador transcritos em inglês e francês.

Com uma narrativa envolvente e educativa, Pessotti revelará curiosidades sobre a trajetória de Dumont, invenções visionárias e o legado que transformou a história da aviação mundial. 

“A palestra procura despertar o interesse pela ciência, pela inovação e história de um dos maiores inventores do Brasil. Alberto Santos Dumont foi o gênio brasileiro que fez a humanidade alçar voo”, diz.

Em 1916, três amigos fizeram a primeira viagem de carro de São Paulo a Ribeirão Preto. Alberto Santos Dumont, Silvio Álvares Penteado e Antonio Prado Junior deixaram seus registros no Livro de Ouro da Biblioteca Padre Euclides.

O livro traz o registro “Esta admirável instituição é motivo de justa influência para a metrópole do Oeste” com as assinaturas dos amigos. Silvio Álvares Penteado foi agraciado com o título de conde.

Foi industrial e, além da primeira viagem de automóvel entre São Paulo e Ribeirão Preto, foi o primeiro a realizar, em 1905, uma ascensão em balão esférico no Brasil, de São Paulo até Mogi-Mirim.

Foto Liv: Divulgação

Manuscrito com assinatura de Alberto Santos Dumont no Livro de Ouro da Biblioteca Padre Euclides: visita do pai da Aviação ocorreu em 1916

O amigo e político Antonio Prado Junior subiu com a esposa Eglantina Penteado e Eduardo Prado no balão Lutéce, em 10 de agosto de 1907, em Paris, pilotado por ninguém menos que Santos Dumont.

O Livro de Ouro ainda tem registros de visitas de outros ilustres como Olavo Bilac, Altino Arantes, Armando Álvares Penteado, Eliseu Guilherme, Monteiro Lobato, Leite Lopes, Luis Amaral Mousinho, Procópio Ferreira, Heitor Villa-Lobos, Menocci Del Picchia e outros.

Alberto Santos Dumont é considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo. A cidade vizinha, Dumont, tem este nome em homenagem ao aviador, que cresceu na região.

A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, em 31 de outubro de 1903, a doação de um conto de réis para suas pesquisas. 

A proposta partiu do prefeito Manuel Aureliano de Gusmão (1857-1922). O primeiro salto no ar do 14 Bis ocorreu no dia 7 de setembro de 1906, mas faltou potência.

Fotos Van (Divulgação) e Ele (Corbis via Getty Images)

Vanderci Aparecido Pessotti Filho colaborou com produções acadêmicas, entrevistas e documentários sobre aviador Alberto Santos Dumont

Em 23 de outubro do mesmo ano, com motor Antoinette de 50 HP, o 14 Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, e aterrissou. Foi o primeiro voo homologado do mais pesado que o ar para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris.

Vanderci Aparecido Pessotti Filho – Publicitário pela Universidade Paulista (Unip) e técnico em Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (Eetc Dumont). Unindo comunicação, gestão pública e preservação cultural, construiu uma carreira voltada ao fortalecimento da memória histórica e ao desenvolvimento turístico. 

Destacou-se na direção do Museu Histórico e Pedagógico Santos Dumont, onde liderou iniciativas voltadas à valorização da identidade cultural e à preservação da história do aviador.

Durante mais de uma década, coordenou o Departamento Municipal de Turismo, conduzindo ações como o Plano Municipal de Turismo e a tradicional Semana da Asa.

Colaborou com produções acadêmicas, entrevistas e documentários sobre Santos Dumont. Idealizador e apresentador do projeto Café Cultural, um podcast reconhecido por sua linguagem acessível e inspiradora, difundiu conhecimento e incentivou profissionais e jovens a seguirem suas vocações.

Biblioteca Padre Euclides – Fundada em 1903 pelo padre que dá nome à instituição e a ela destinou seu acervo particular, a biblioteca guarda cerca de 20 mil títulos dentre obras contemporâneas e raridades. É mantida pela Sociedade Legião Brasileira Civismo e Cultura Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

GAF doa 250 livros para instituto de RP

William Teodoro

Felipão pede para jogadores não se acomodarem

Redação 1

Camisa de Vênus faz show no Moto Festival

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com