Raquel Montero *
[email protected]
Existe o lugar próprio, gratuito e ecologicamente correto para o descarte de materiais que não são coletados pela coleta domiciliar. Esses lugares são chamados de “Ecopontos”, e em Ribeirão Preto/SP existem 08 (oito) Ecopontos distribuídos nas diferentes regiões da cidade. Veja onde eles estão;
1. Bonfim Paulista – Avenida Miguel Padulla, 400
2. Alexandre Balbo – Avenida Ettore e Aurora Coraucci, 1375
3. Jardim Centenário – Rua Arthur Ramos, 1185
4. Jardim das Palmeiras II – Rua Poeta Fernando Pessoa, 15
5. Jardim Paiva – Avenida Senador Teotônio Vilella, 1285
6. Adelino Simioni – Avenida General Euclides Figueiredo, 120
7. Jardim Diva Tarlá de Carvalho – Avenida Dr. Fernando Mendes Garcia, 3480
8. Jardim Santos Dumont – Rua Guará, 2225
Os seguintes materiais devem ser descartados nos Ecopontos; metais, resíduos da construção civil, restos de arborização (como galhos de árvores e folhas), móveis (como armários, sofás, colchões), aparelhos eletrônicos (como computador, geladeira, celular, televisão, fogão), pilhas, pneus, óleo vegetal, lâmpadas, gesso, papel, papelão, plásticos, vidro.
Lembrando que papel, papelão, plásticos e vidro também são recolhidos pela coleta seletiva domiciliar, que passa uma vez por semana em todas as regiões de Ribeirão Preto. É só verificar o dia e o horário que a coleta seletiva passa na sua região e colocar esse tipo de material na calçada do imóvel para que ele seja coletado pelo caminhão da coleta seletiva.
Os Ecopontos funcionam todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 07h às 19h.
Temos coleta domiciliar, dos resíduos orgânicos e de materiais recicláveis, e temos os Ecopontos. Não existe justificativa para o descarte irregular de materiais. O descarte irregular de materiais causa poluição na natureza e na saúde pública, é crime ambiental estabelecido pela Lei 9.605 de 1998, em seu artigo 54, punido com pena de prisão, e infração municipal estabelecida pela Lei 2.095 de 2006, punida com multa de até R$ 11 mil (onze mil reais).
Denúncias de descarte errado de materiais podem ser feitas, e devem ser feitas, por qualquer pessoa, através do telefone 156, da Prefeitura, ou, 153, da Guarda Civil.
Façamos o certo. Nos Ecopontos temos o descarte correto de materiais e a destinação correta dos materiais recebidos.
Os resíduos recicláveis secos são destinados a cooperativas de reciclagem, que realizam a triagem, o processamento e a destinação dos materiais. E através dessas cooperativas ainda geramos trabalho e fonte de renda para as pessoas que nelas trabalham.
Os resíduos da construção civil são encaminhados para a Usina de Reciclagem de Entulho da Prefeitura, localizada na Avenida General Euclides de Figueiredo, 120, no bairro Adelino Simioni.
Os resíduos verdes, provenientes de árvores e vegetação de forma geral, são encaminhados ao transbordo e posteriormente destinados a aterro sanitário para destinação ecologicamente correta.
Os materiais e aparelhos eletrônicos são coletados pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em parceria com a Prefeitura, sem custos ao município, e encaminhados para logística reversa.
Os pneus são coletados pela empresa SP330 Logística Reversa, em parceria com a Prefeitura, sem custos ao município, e encaminhados para logística reversa.
Os óleos vegetais são coletados pela empresa Sabão Galo, em parceria com a Prefeitura, sem custos ao município, e encaminhados para logística reversa.
A maneira como uma sociedade, e suas pessoas, tratam seus resíduos, demonstra sua evolução.
* Advogada, pós-graduada em leis e direitos

