Por: Adalberto Luque
Policiais civis da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, realizaram nesta quinta-feira, 30 de outubro, a operação Lex Fictum, para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo — dois na capital e um em Ferraz de Vasconcelos.
As diligências foram executadas por equipes da Seccional de Ribeirão Preto, com apoio operacional do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) da capital. As investigações, conduzidas com uso de inteligência policial, identificaram três locais possivelmente utilizados como centrais para a prática do golpe conhecido como “falso advogado”.

O esquema consistia em golpistas que se passavam por advogados contratados ou representantes de escritórios, entrando em contato com vítimas para solicitar transferências via PIX sob a justificativa de pagamento prévio necessário para liberação de um suposto crédito judicial. Segundo a Polícia Civil, quatro vítimas chegaram a depositar cerca de R$ 50 mil aos criminosos.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e coletadas evidências relacionadas aos golpes, com a identificação de grupos voltados exclusivamente à prática das fraudes. O material apreendido será analisado e deverá subsidiar o prosseguimento das investigações.

