Tribuna Ribeirão
Justiça

Fazendeiro “furioso” será submetido a exame de sanidade mental

A medida foi tomada com base em indícios apresentados pelo Ministério Público e pela autoridade policial (Rede social)

O juízo de plantão da Vara Criminal de Ribeirão Preto determinou, nesta quinta-feira (17), a realização de exame médico-legal para avaliação da sanidade mental de Alípio João Júnior, de 58 anos. A decisão foi proferida durante audiência de custódia no Fórum da cidade. O fazendeiro permanece preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto.

A medida foi tomada com base em indícios apresentados pelo Ministério Público e pela autoridade policial, que investigam o acusado por ameaças, intimidações e perturbação da ordem pública, supostamente cometidas contra moradores e o síndico de um edifício residencial localizado na região central do município.

De acordo com o inquérito, há registros de explosões de artefatos, ameaças de morte e o envio de mensagens com teor homofóbico e ofensivo, atribuídas ao investigado. O Ministério Público fundamentou o pedido de prisão preventiva na reiteração de condutas violentas, argumentando que o réu representa risco à integridade e segurança dos demais condôminos.

Durante a audiência, o magistrado acolheu a solicitação da Promotoria para que o acusado seja submetido a avaliação psiquiátrica, a ser realizada pelo Instituto Médico-Legal (IML). O objetivo é verificar eventual inimputabilidade penal ou comprometimento da capacidade de entendimento e autodeterminação do réu. O laudo pericial deverá orientar os próximos encaminhamentos processuais.

Histórico de ocorrências

Alípio João Júnior é alvo de outras investigações em andamento. Em um episódio ocorrido em junho de 2025, ele foi detido após agredir um segurança de shopping com disparos de arma de pressão, durante um desentendimento motivado pela perda de um ticket de estacionamento. A vítima sofreu ferimentos leves.

Além disso, o réu responde a ações cíveis e criminais relacionadas a maus-tratos contra animais e conflitos reiterados com vizinhos, conforme apuração preliminar apresentada pelo Ministério Público.

Até o momento, a defesa do fazendeiro não se manifestou publicamente. O processo tramita sob segredo de Justiça.

Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto

#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

 

Postagens relacionadas

Vereador de RP vira réu em ação eleitoral

Redação 1

Nikolas Ferreira é condenado a pagar R$ 80 mil por danos morais para Duda Salabert

William Teodoro

Nikolas Ferreira é alvo de duas ações no STF

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com