A partir do dia 15 de agosto, Ribeirão Preto se transforma novamente no grande palco da cultura com a realização da 24ª Feira Internacional do Livro (FIL 2025). Serão dez dias de programação gratuita, reunindo mais de 500 atividades em 25 locais diferentes, como praças, escolas, bibliotecas, o Theatro Pedro II e espaços parceiros.
A edição deste ano, com o tema “Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos”, propõe um mergulho coletivo nas potências da palavra, da arte e da imaginação como caminhos para a construção de novos horizontes sociais e culturais. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta terça-feira, 22 de julho, no Pedro II.
A programação da FIL 2025 contempla uma ampla gama de expressões culturais, com conferências, bate-papos, lançamentos, apresentações musicais, espetáculos teatrais, oficinas e atividades educativas voltadas a públicos de todas as idades.
Nesta edição, o tema central é “Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos”, e como é praxe no formato do evento, quatro autores serão homenageados e terão suas obras destacadas em diversas atividades.
Os escolhidos para 2025 são Domenico De Masi (escritor – in memorian), Djamila Ribeiro (autora educação), André Luiz Oliveira (escritor infantojuvenil) e Matheus Arcaro (escritor ribeirãopretano). Hugo Cagno Filho, executivo do setor do agronegócio, é o patrono desta edição.
Pensamento, literatura e filosofia – Os debates sobre literatura, educação, cidadania e futuro permeiam grande parte da agenda. A filósofa e escritora Djamila Ribeiro, uma das homenageadas neste ano, marca presença em uma conferência no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Theatro Pedro II. Já o historiador e professor Leandro Karnal traz reflexões sobre filosofia, religião, ensino, história, política, sociedade e comportamento humano no dia 18 de agosto, às 20h30, também no palco principal do Theatro Pedro II.
Temas e conceitos relacionados aos povos indígenas e seus futuros, como o reflorestamento do imaginário e a luta anticolonial ganham destaque no encontro entre Geni Núñez e Auritha Tabajara, que acontece no dia 20 de agosto, às 20h30, no Theatro Pedro II. No campo do meio ambiente e da sustentabilidade, o jornalista e especialista em ecologia André Trigueiro conduz a conferência “Alerta Vermelho no Planeta Azul – Cenários e Perspectivas”, no dia 22 de agosto, às 20h30.
A psicanálise e o pensamento contemporâneo têm espaço garantido com a participação da pesquisadora Maria Homem, que discute questões de gênero e adequação social em um mundo em acelerada transformação, no dia 19 de agosto, às 20h30, no palco principal do Theatro Pedro II. No dia 23 de agosto, às 17 horas, na Tenda do Theatro Pedro II, os escritores Márcia Tiburi e Jean Wyllys discutem as implicações sociais e políticas do culto às fake news.
Bate-papos – A programação literária da FIL reúne escritores premiados e novos nomes da cena literária nacional. O poeta popular Bráulio Bessa, conhecido por seu trabalho de valorização da poesia nordestina e da cultura popular, participa de um encontro com o público no dia 23 de agosto, às 19 horas, no Theatro Pedro II. Já o premiado autor baiano Itamar Vieira Junior, de Torto Arado, discute literatura e território no mesmo dia, às 15 horas, na Tenda.
O escritor Milton Hatoum, um dos mais reconhecidos autores da literatura brasileira contemporânea, estará no Auditório Meira Junior, no dia 21 de agosto, às 19 horas, para um bate-papo com leitores. No dia seguinte, às 19h, o autor e roteirista Raphael Montes conversa sobre literatura policial e suspense, também no palco do Auditório Meira Junior.
O encontro entre Ignácio de Loyola Brandão e seu filho, o escritor André Brandão, é outro ponto alto da programação. Eles dividem a mesa no dia 23 de agosto, às 14h30, no Auditório Meira Junior, em uma conversa sobre a obra de Loyola a partir do documentário “Não Sei Viver Sem Palavras”. A jornalista e escritora Milly Lacombe também marca presença, falando sobre gênero, sexualidade e literatura no dia 24 de agosto, às 17 horas, na Tenda,
Música – A música, como sempre, ocupa um lugar especial na FIL. O encerramento do evento será marcado pelo show de Chico César, no dia 24 de agosto, às 19 horas, no palco principal do Theatro Pedro II. O cantor, compositor e escritor traz um repertório que combina crítica social, lirismo e humor, com fortes influências do folclore nordestino.
Na programação infantil, o músico Hélio Ziskind, referência em música para crianças, apresenta um show especial no dia 17 de agosto, às 19h, no Theatro Pedro II. Já a poeta e cantora indígena Márcia Kambeba mistura música, oralidade e poesia na contação de histórias Maqueira de Tucum, que acontece no dia 20 de agosto, às 8h30, no Espaço Ambient de Leitura.