Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Feira do Livro começa hoje 

Entre tantos escritores consagrados, estão confirmadas as participações de Ignácio de Loyola Brandão (foto) e Bráulio Bessa (Divulgação)

Evento acontece de 15 a 24 de agosto com mais de 500 atividades gratuitas em 25 locais em Ribeirão Preto.

A abertura oficial da 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) será nesta sexta-feira, 15 de agosto, a partir das 19h30, na sala principal do Theatro Pedro II. A cerimônia marca o início de dez dias de programação literária e cultural, inspirada no tema “Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos”, com atividades gratuitas distribuídas por 25 espaços diferentes da cidade como praças, escolas, bibliotecas, o Theatro Pedro II e espaços parceiros.

Os convites podem ser retirados na bilheteria do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O evento é organizado pela Fundação do Livro e Leitura. Antes da abertura oficial, a recepção aos convidados será feita pelo Coral Unaerp, que se apresenta no hall do teatro, a partir das 19 horas.

Sob regência de Cristina Modé, o grupo traz um repertório que transita entre músicas renascentistas e contemporâneas, enfatizando, em sua participação tradicional na FIL, a atemporalidade da arte e sua conexão com os futuros possíveis.

O espetáculo de abertura, dirigido por Gracyela Gitirana, une teatro e música em uma travessia poética que conduz o público a um diálogo simbólico entre passado, presente e futuro. As performances dos artistas Joubert Oliveira e Igor Lourenço convidam a plateia a revisitar memórias, ideias e esperanças, ressaltando que nenhum fruto nasce sem o gesto do plantio.

Na parte musical, o palco se enche de vozes com os corais Unaerp, Academia Livre de Música e Artes (Alma), Som Geométrico (AEAARP) e Madrigal Revivis (Universidade de São Paulo). Ao longo de dez dias, serão cerca de 500 atividades, entre conferências, salões de ideias, sessões de homenagens, debates, bate-papos, espetáculos teatrais, shows musicais, exposições, lançamentos de livros, oficinas e uma agenda especial para o público infantil.

Como é praxe no formato do evento, quatro autores serão homenageados e terão suas obras destacadas em diversas atividades. Os escolhidos para 2025 são Domenico De Masi (escritor – in memorian), Djamila Ribeiro (autora educação), André Luiz Oliveira (escritor infantojuvenil) e Matheus Arcaro (escritor ribeirãopretano). Hugo Cagno Filho, executivo do setor do agronegócio, é o patrono desta edição.

Pensamento, literatura e filosofia – Os debates sobre literatura, educação, cidadania e futuro permeiam grande parte da agenda. A filósofa e escritora Djamila Ribeiro, uma das homenageadas neste ano, marca presença em uma conferência no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Theatro Pedro II. Já o historiador e professor Leandro Karnal traz reflexões sobre filosofia, religião, ensino, história, política, sociedade e comportamento humano no dia 18 de agosto, às 20h30, também no palco principal do Theatro Pedro II.

Temas e conceitos relacionados aos povos indígenas e seus futuros, como o reflorestamento do imaginário e a luta anticolonial ganham destaque no encontro entre Geni Núñez e Auritha Tabajara, que acontece no dia 20 de agosto, às 20h30, no Theatro Pedro II. No campo do meio ambiente e da sustentabilidade, o jornalista e especialista em ecologia André Trigueiro conduz a conferência “Alerta Vermelho no Planeta Azul – Cenários e Perspectivas”, no dia 22 de agosto, às 20h30.

A psicanálise e o pensamento contemporâneo têm espaço garantido com a participação da pesquisadora Maria Homem, que discute questões de gênero e adequação social em um mundo em acelerada transformação, no dia 19 de agosto, às 20h30, no palco principal do Theatro Pedro II. No dia 23 de agosto, às 17 horas, na Tenda do Theatro Pedro II, os escritores Márcia Tiburi e Jean Wyllys discutem as implicações sociais e políticas do culto às fake news.

Bate-papos – A programação literária da FIL reúne escritores premiados e novos nomes da cena literária nacional. O poeta popular Bráulio Bessa, conhecido por seu trabalho de valorização da poesia nordestina e da cultura popular, participa de um encontro com o público no dia 23 de agosto, às 19 horas, no Theatro Pedro II. Já o premiado autor baiano Itamar Vieira Junior, de Torto Arado, discute literatura e território no mesmo dia, às 15 horas, na Tenda.

O escritor Milton Hatoum, um dos mais reconhecidos autores da literatura brasileira contemporânea, estará no Auditório Meira Junior, no dia 21 de agosto, às 19 horas, para um bate-papo com leitores. No dia seguinte, às 19h, o autor e roteirista Raphael Montes conversa sobre literatura policial e suspense, também no palco do Auditório Meira Junior.

O encontro entre Ignácio de Loyola Brandão e seu filho, o escritor André Brandão, é outro ponto alto da programação. Eles dividem a mesa no dia 23 de agosto, às 14h30, no Auditório Meira Junior, em uma conversa sobre a obra de Loyola a partir do documentário “Não Sei Viver Sem Palavras”. A jornalista e escritora Milly Lacombe também marca presença, falando sobre gênero, sexualidade e literatura no dia 24 de agosto, às 17 horas, na Tenda,

Música – A música, como sempre, ocupa um lugar especial na FIL. O encerramento do evento será marcado pelo show de Chico César, no dia 24 de agosto, às 19 horas, no palco principal do Theatro Pedro II. O cantor, compositor e escritor traz um repertório que combina crítica social, lirismo e humor, com fortes influências do folclore nordestino.

Na programação infantil, o músico Hélio Ziskind, referência em música para crianças, apresenta um show especial no dia 17 de agosto, às 19h, no Theatro Pedro II. Já a poeta e cantora indígena Márcia Kambeba mistura música, oralidade e poesia na contação de histórias Maqueira de Tucum, que acontece no dia 20 de agosto, às 8h30, no Espaço Ambient de Leitura.

 

 

Postagens relacionadas

Especial “Zezé Motta – Mulher Negra” vai celebrar Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha

Redação 1

Comercial leva empate no fim e desperdiça chance de encaminhar classificação na A2

Redação 8

Começa a campanha Papai Noel dos Correios

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com