Ex-volante fará dupla no comando do futebol tricolor com um velho conhecido
Por Hugo Luque
Símbolo dentro de campo com a camisa do Botafogo nos últimos anos, Fillipe Soutto iniciou recentemente sua jornada fora das quatro linhas. Agora gerente de futebol do Pantera, o ex-volante demonstrou ansiedade para iniciar o planejamento da próxima temporada.
Soutto foi peça fundamental e líder no vestiário botafoguense entre 2022 e 2024. Mesmo depois de deixar o clube, manteve as conversas com Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da SA, para retornar ao Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet nesta nova função.
“Muito feliz e entusiasmado com esse novo momento da minha vida. Há exatamente um ano, fui pego de surpresa com uma despedida como atleta do clube, mas já pensando no dia que poderia voltar para continuar minha história aqui, mas já ciente que em outra área. Nós mantivemos contato e eu queria ter a tranquilidade de decidir aposentar quando não sentisse mais o mesmo prazer que tinha em jogar futebol e estar dentro do campo”, comentou o dirigente.
Apresentado oficialmente depois do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, Soutto iniciou os trabalhos antes disso, em outubro, quando o Tricolor ainda brigava contra o rebaixamento. Com a saída de Toninho Cecílio, Adalberto Baptista entendeu que era um bom momento para promover o retorno do ex-atleta, que ajudou, ao lado do novo executivo de futebol, André Leite, a manter o time na segunda divisão nacional.
“Quando recebi o convite oficial para voltar, foi logo depois do jogo contra o Cuiabá, embora já tivéssemos pensado em alguma coisa para essa temporada [de 2026], que considero estar começando. Depois do jogo contra o Cuiabá, e eu assisti, acho que dois ou três dias depois, aconteceu de o Toninho sair, então o Adalberto me convidou para estar nessa reta final para ajudar o André [Leite], que é um cara que eu conheço há algum tempo”, detalhou o ex-volante antes de exaltar Leite, agora companheiro na tomada de decisões.
“Tenho muito respeito por ele e estivemos juntos aqui. Ele acompanhava bastante os treinos e nós conversávamos muito, mas sem imaginar que um dia estaríamos aqui, assumindo esse desafio. Quando o Adalberto falou dessa possibilidade de vir, procurei adiantar algumas coisas que estavam pendentes em outro projeto que vivi agora em 2025. Contra o Novorizontino foi minha primeira experiência nessa nova função, já conhecendo a maioria dos profissionais que estavam naquele jogo”, completou.
Largada com reforços
O Botafogo iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (8), a pré-temporada de olho no Campeonato Paulista de 2026. Depois de confirmar a contratação do lateral-direito Jonathan, o clube também anunciou, ao longo do último fim de semana, mais quatro reforços, que assinaram contratos até dezembro do ano que vem.
Até o fechamento desta edição, chegaram o goleiro Jordan, ex-Brusque e Sport, além dos meio-campistas Everton Morelli, que soma passagens por Goiás, Coritiba, Criciúma e Maringá, Matheus Sales, ex-Palmeiras e Mirassol, e Rafael Gava – desejo antigo do Tricolor –, que atuou pelo Goiás em 2025.
A preparação do grupo comandado pelo técnico Claudio Tencati, que vai durar pouco mais de um mês antes da estreia no Paulistão, fora de casa, diante do Velo Clube, em 11 de janeiro, deve contar com alguns amistosos. O atacante Toró, que estava emprestado à Ponte Preta, retornou para os treinos, mas tem futuro indefinido.

