A Grattitude Films produtora do longa-metragem documental “Zeferina – Maria Brasileira”, que retrata a trajetória da ex-boia-fria e maratonista Maria Zeferina Baldaia, abriu inscrições para figurantes voluntários. Maria Zeferina foi a terceira brasileira a vencer uma edição Corrida de São Silvestre, em 2001.
Podem participar adultos maiores de 18 anos e crianças e adolescentes mediante autorização dos pais ou responsáveis. Não é exigida experiência prévia em atuação e as cenas são sem diálogo.
“A proposta do filme é representar a identidade de uma mulher brasileira cuja trajetória ecoa a realidade de tantas outras Marias. ‘Zeferina – Maria Brasileira’ é um tributo à resistência, à conquista e à história de uma mulher que correu descalça entre os canaviais e chegou ao pódio mais alto do atletismo nacional”, destaca o diretor Lucas Bretas.
Nesta segunda-feira, 16 de junho e até o dia 22 de junho, a produção entrou em nova fase de gravações, com cenas filmadas em diversas locações no interior de São Paulo, incluindo Sertãozinho, Jurucê e Ribeirão Preto.
O filme também prevê gravações internacionais com grandes nomes do atletismo mundial. Entre os nomes confirmados para entrevistas estão Rosa Mota (Portugal), campeã olímpica e seis vezes vencedora da São Silvestre, e Margarete Okayo (Quênia), atleta que disputou com Zeferina a edição histórica de 2001.
O documentário também contará com depoimentos da família e amigos próximos da corredora e o lançamento do filme está previsto para dezembro de 2025, mês que marcará a 100ª edição da Corrida de São Silvestre, vencida por Zeferina no ano de 2001.
Interessados em participar como figurantes podem se inscrever pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/139gG8LLgLPaiGo9CzwewwtTcq5AIhUh6l9w5dioWDGQ/viewform?edit_requested=true

