A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu novo alerta meteorológico para todos os 645 municípios paulistas devido à intensificação das condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias. O governo estadual anunciou a instalação de Gabinete de Crise a partir de domingo (18).
Entre domingo e segunda-feira (19), o volume deve ser alto – acima de 30 milímetros – nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos e Franca. Neste sábado (17), o tempo ainda será marcado pelo predomínio de sol entre algumas nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor e abafamento.
A partir do período da tarde, a combinação do aquecimento diurno com a umidade proveniente do oceano e da região amazônica deverá favorecer a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma pontual, queda de granizo. Trata-se de um cenário típico de verão, com possibilidade de transtornos localizados.
A partir do domingo, com previsão de se estender ao menos até a segunda-feira (19), a atuação conjunta do avanço de uma frente fria, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica e o fortalecimento do canal de umidade da Amazônia deverá favorecer a ocorrência de chuvas mais generalizadas em todo o Estado de São Paulo.
As chuvas poderão ocorrer com moderada a forte intensidade, acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo. Os modelos indicam risco de elevados acumulados, especialmente entre o domingo e a segunda-feira, com maior potencial para transtornos, sobretudo na faixa leste paulista.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de temporais para região. A média de chuva para janeiro é de 254 mm, e o volume estava em 143 mm até a noite de ontem, 56,3% do estimado. Para esta sexta-feira (16), eram esperados dois milímetros de chuva em Ribeirão Preto.
Segundo a Climatempo, este sábado terá Sol com muitas nuvens pancadas de chuva à tarde e à noite, com volume de 8,6 milímetros e temperatura oscilando entre 21ºC e 30 graus no período. Os termômetros devem marcar entre 21ºC e 29ºC no domingo , com chuva de manhã e tempestades durante a tarde e à noite, com volume estimado em 16,6.
De acordo com a Climatempo, a chuvarada deve continuar no início da próxima semana, com volume estimado em 16,2 mm e temperatura entre 20ºC e 27ºC na segunda e 18ºC e 24 graus na terça (20), feriado do Dia de São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto. O volume de chuva previsto não chega a um milímetro.
Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas desta sexta-feira. O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. O verão começou oficialmente às 12h03 de 21 de dezembro e segue até 20 de março, quando tem início o outono.
A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos nesses pontos, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.
Recomenda ainda reduzir a velocidade, dirigir com atenção redobrada e não atravessar ruas alagadas. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, e os serviços emergenciais da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, como limpeza de bocas de lobo e recolhimento de galhos ou árvores caídas, pelo número 156.
Em caso de muito calor e baixa umidade, a Defesa Civil recomenda que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Principalmente das dez às 16 horas, e utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves.
Também é essencial manter a hidratação constante, bebendo bastante água ao longo do dia – muita água, suco ou água de coco. A hidratação é essencial para manter o corpo em equilíbrio. Evite atividades físicas intensas ao ar livre nos períodos de maior calor.

